19 de Agosto de 2022
Programa "Melhores Amigos - Bicho sente como gente" é implementado em Santa Rosa
A Prefeitura de Santa Rosa através da Secretaria de Meio Ambiente aderiu ao Programa “Melhores Amigos - Bicho Sente como Gente”, do Estado do Rio Grande do Sul. O projeto foi desenvolvido pela Secretaria Estadual da Igualdade, Cidadania, Direitos Humanos e Assistência Social (SICDHAS). O programa busca desenvolver e apoiar as políticas públicas de defesa e proteção animal. Dentre elas, viabilizar a castração de cães e gatos de pequeno porte.

Com os recursos investidos no programa, vão ser realizadas 400 castrações de animais (cães e gatos de até 5kg) de rua, semidomiciliados e pertencentes a famílias em vulnerabilidade social. O valor repassado pelo Estado é de R$ 34 mil. Para atender a demanda do serviço, o município ofertou em contrapartida, R$48.360,00. O Secretário de Meio Ambiente, João Dorneles, destacou o objetivo do programa, “É uma iniciativa que busca o controle populacional destes animais bem como, a conscientização da população sobre a guarda responsável, controle de zoonoses e saúde pública”.

Os interessados em participar do programa, devem comparecer na prefeitura, junto ao Setor de Protocolo e apresentar: Carteira de Identidade e CPF, comprovante de endereço e comprovante de inscrição no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico). Após análise da documentação, aprovação e cadastro das informações do requerente, será emitida uma declaração que autoriza o agendamento da castração diretamente com a clínica veterinária.
Secretaria Municipal de Comunicação
(comunicacao@santarosa.rs.gov.br) - (55) 3511 - 5101