17 de Agosto de 2022
Fogo Simbólico da Pátria chegou em Santa Rosa
A Prefeitura, a Brigada Militar e o 19º RC Mec receberam a Centelha Patriótica
Nesta terça-feira (16), a centelha do Fogo Simbólico da Pátria chegou em Santa Rosa. O ato ocorreu na sede dos Escoteiros Arajás. A Prefeitura, a Brigada Militar e o 19º RC Mec receberam a Centelha Patriótica da 85ª Corrida do Fogo Simbólico da Pátria, de 2022. A corrida foi realizada pela Liga da Defesa Nacional, entidade centenária, que percorre os municípios gaúchos para entregar a chama e abrilhantar os festejos de 07 de setembro, Dia Nacional da Independência.

Os escoteiros organizaram uma cerimônia para receber a centelha. Durante o ato, o Prefeito Anderson Mantei, recebeu das mãos do Sargento Vanderlei Pedroso, o fogo simbólico, “Um momento marcante com a participação da comunidade e demonstrando desta forma também, este amor cívico que cada um deve ter pela nossa pátria”. A Liga da Defesa Nacional é uma entidade centenária criada pelo poeta Olavo Bilac. O objetivo das ações é manter o sentimento de patriotismo e incentivar a prática do civismo nos cidadãos. A Secretária de Educação e Cultura Lires Zimmermann, destacou que esta é uma tradição que deve ser passada de geração em geração, “Precisamos sempre difundir e incrementar o civismo na nossa comunidade, promover e incentivar o culto aos símbolos nacionais, preservando os heróis e figuras ilustres da nossa história”.

Após a solenidade de recepção, a Centelha do Fogo Simbólico foi conduzida e permanecerá no 19º RC Mec até o dia 1º de setembro, quando vai ser levada até à Praça da Bandeira para a abertura da Semana da Pátria. Neste ano, o tema nacional escolhido pela Liga da Defesa Nacional do Rio Grande do Sul, é: “O Bicentenário da Independência do Brasil”. Uma oportunidade para reverenciar o país em uma data tão significativa.
Secretaria Municipal de Comunicação
(comunicacao@santarosa.rs.gov.br) - (55) 3511 - 5101