5 de Agosto de 2022
Desenvolvimento Social promoveu palestra sobre violência contra a mulher
De forma interativa, mais de 50 idosas de Santa Rosa, receberam durante a tarde desta quinta-feira (04), informações sobre violência contra a mulher. O encontro foi realizado pela Secretaria de Desenvolvimento Social, no Centro de Convivência do Idoso. O Workshop Empoderamento da Mulher Idosa, com o tema: “Rompendo Barreiras”, foi ministrado pela equipe técnica do CRRM - Centro de Referência Regional de Atendimento à Mulher - Dirce Grösz. A atividade contou com a presença do Vice-Prefeito, Aldemir Ulrich e fez parte da programação dos 91 anos do município.

Durante a palestra, a equipe falou sobre os tipos de violência (física, psicológica, moral, patrimonial e sexual) e as possíveis ações para cessar as violações de direitos que geralmente, são manifestadas dentro de casa e podem provocar sérios danos à saúde mental e física da mulher. Na oportunidade, também foi tratado sobre a Lei Maria da Penha que possibilita mecanismos para coibir e prevenir a violência doméstica e familiar contra a mulher. A Secretária de Desenvolvimento Social, Rita Strasser, ressaltou que este tema deve ser lembrado, como forma de alerta para as mulheres sobre os seus direitos, “Nosso objetivo é mostrar claramente que as mulheres idosas, além de protegidas pela Lei Maria da Penha, têm ainda a proteção pelo Estatuto do Idoso. É importante trazer para elas estas orientações, para que saibam a quem recorrer e como denunciar”.

Em clima de descontração e informação, a Assistente Social Elisabete Wornath da Rosa, a Psicóloga Eloisa Zobel, a Gerente Mariza Oleynek e o Advogado Rafael Marodim, apresentaram dados e explicaram as medidas legais de como proceder no caso de violência. Além disso, também foram informados os telefones para denúncias ou emergências. Confira abaixo os contatos:

Brigada Militar: 190 ou WhatsApp: (55) 9.9950-0190

Delegacia de Polícia: 197 ou WhatsApp: (55) 3513-6000