2 de Agosto de 2022
Palestra de prevenção ao Câncer de Cabeça e Pescoço é realizada em Santa Rosa
A Secretaria de Desenvolvimento Social e a Aapecan - Associação de Apoio a Pessoas com Câncer (Unidade Ijuí e Extensão em Santa Rosa), realizaram na última semana, uma palestra informativa de Prevenção ao Câncer de Cabeça e Pescoço. O encontro ocorreu no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Aldi Pedro Brandão de Santa Rosa. A atividade foi conduzida pela psicóloga Flávia Zeni e contou com a participação dos usuários do CRAS e da comunidade. A palestra foi realizada com o objetivo de educar, informar, orientar e prevenir.

A atividade fez parte da Campanha Julho Verde, mês de conscientização mundial sobre os tumores de cabeça e pescoço, que representam o nono tipo de câncer mais comum no mundo, de acordo com os dados da IARC (Agência Internacional de Pesquisa em Câncer), uma agência da Organização Mundial da Saúde (OMS). A ação tem o objetivo de mobilizar a comunidade para uma reflexão. A Secretária de Desenvolvimento Social, Rita Strasser, acompanhou o evento e ressaltou a importância de momentos como este, de prevenção e conscientização, “Eventos assim são muito importantes, pois alertam a comunidade para os sinais e sintomas da doença. Sobre a prevenção, existem alguns fatores de risco que podem ser evitados para diminuir as chances de desenvolver um câncer. Além disso, com a informação correta e o diagnóstico precoce, maiores são as chances de cura e menores são as sequelas do tratamento”.

A Associação de Apoio a Pessoas com Câncer (Aapecan), é uma Organização da Sociedade Civil (OSC), que atua no amparo, orientação e auxílio gratuito às pessoas com Câncer. Inaugurada em 2005, na cidade de Caxias do Sul, a entidade possui 14 unidades, sendo uma delas localizada na cidade de Ijuí, a mais próxima também da cidade de Santa Rosa, onde é realizado um trabalho de extensão com cadastros e atendimentos. A instituição sem fins lucrativos, conta com mais de 579 cadastros ativos. Destes, 58 são da região de Santa Rosa.
Secretaria Municipal de Comunicação
(comunicacao@santarosa.rs.gov.br) - (55) 3511 - 5101