12 de Julho de 2022
Noite de Formação para Pais é realizada no Centro Cívico
Escola e família possuem responsabilidades e funções diferenciadas, porém complementares, na educação das crianças. Com o objetivo de fortalecer esse vínculo e proporcionar dicas e orientações, foi realizada na noite desta segunda-feira (12), um encontro de Formação para Pais. O evento contou com a participação de mais de 800 pessoas no Centro Cívico Cultural Antônio Carlos Borges. A equipe da Secretaria de Educação e Cultura e os pais/responsáveis dos alunos matriculados nas Escolas Municipais de Educação Infantil de Santa Rosa, estavam presentes. A Formação foi ministrada pelo Médico Pediatra, Dr. Fábio Queruz e pela Promotora, Dra. Ana Paula Mantay.

Santa Rosa possui 20 Escolas Municipais de Educação Infantil. Neste ano, cerca de 2.600 crianças estão matriculadas e frequentando as turmas nas EMEI’s. Durante a formação, o Pediatra da FUMSSAR, Dr. Fábio Queruz, falou sobre as etapas do desenvolvimento infantil, marcos do crescimento, hábitos saudáveis, rotinas, vacinas, entre outros. Logo após, a Promotora, Dra. Ana Paula Mantay, destacou os Direitos da Criança, deveres dos pais e situações que as famílias enfrentam na criação dos filhos.

A educação é uma etapa da formação do sujeito, e a escolarização é uma parte desse processo. Assim, a escola deve ser uma aliada das famílias na educação dos filhos. A Secretária de Educação e Cultura, Lires Zimmermann, ressaltou que para obter o sucesso desejado, é preciso construir uma relação de corresponsabilidade e parceria entre as duas instituições, “A escola e a família devem se unir na missão de formar cidadãos de maneira integral, alinhando expectativas e unindo esforços para que o aluno seja o maior beneficiado”. As Escolas Municipais de Educação Infantil atendem crianças dos 04 meses aos 05 anos incompletos, em turmas de Berçário, Maternal e Pré-escola.
Secretaria Municipal de Comunicação
(comunicacao@santarosa.rs.gov.br) - (55) 3511 - 5101