7 de Julho de 2022
Programa Movimenta completa 03 meses de funcionamento
O Prefeito Anderson Mantei, esteve na manhã desta quinta-feira (07), conhecendo as atividades realizadas pelo Programa Movimenta. O projeto implementado em abril, já beneficiou mais de 80 crianças do município. O Movimenta é uma iniciativa da FUMSSAR, por meio do PSE - Programa Saúde na Escola, em parceria com a Secretaria de Educação e Cultura e o LAFPS – Laboratório de Atividade Física e Promoção da Saúde da UNIJUÍ. O objetivo do programa é promover a alimentação saudável e incentivar a prática de atividades físicas. Participaram do encontro, o Presidente da Fundação, Délcio Stefan, a Secretária de Educação, Lires Zimmermann, a Diretora da Atenção Primária, Fabiana Breitenbach, a Coordenadora do PSE, Andréa Bauken, a Coordenadora do LAFPS, Moane Krug, profissionais que trabalham no projeto, representantes das escolas participantes e alunos.

Na oportunidade, os alunos trouxeram depoimentos sobre a experiência vivenciada no programa e demonstraram algumas das práticas esportivas trabalhadas. O Prefeito Anderson Mantei, interagiu com os estudantes e incentivou que continuem participando do programa, “É muito bom ver iniciativas como esta, que melhoram a qualidade de vida das nossas crianças e adolescentes, além de promover um estilo de vida mais saudável”. As atividades realizadas no Movimenta, contribuem para o desenvolvimento integral dos estudantes. Os participantes são encaminhados até o campus da UNIJUI, duas vezes na semana, para realizarem oficinas e receberem orientações de alimentação saudável e saúde mental.

Para ingressar no projeto, os estudantes passam por uma avaliação físico-funcional e precisam ter a autorização dos pais ou responsáveis. Para o Presidente da FUMSSAR, Délcio Stefan, o Movimenta é mais uma ação estratégica de saúde pública, implementada em Santa Rosa, “O Movimenta foi criado para oferecer aos jovens, mais saúde e bem-estar. As práticas desenvolvidas contribuem para diminuir a ansiedade, melhorar a concentração e a disposição”. O projeto ainda conta com o apoio da Secretaria de Educação e Cultura, que disponibiliza o transporte escolar aos participantes.
Secretaria Municipal de Comunicação
(comunicacao@santarosa.rs.gov.br) - (55) 3511 - 5101