4 de Julho de 2022
Prefeitura inicia serviço de desassoreamento e limpeza de rios
O objetivo é prevenir enchentes e inundações.
Iniciou nesta segunda-feira (04), o processo de desassoreamento e limpeza de rios do município. A Prefeitura de Santa Rosa contratou uma empresa para operar 350 horas de escavadeira hidráulica e realizar o serviço nos rios, Lajeado Paulino, Pessegueiro, Pessegueirinho e Lajeado Figueira. O objetivo é prevenir enchentes e inundações.

A obra vai ser dividida por trechos, começando pelas vilas: Bom Sucesso e Auxiliadora. Vão ser retiradas as placas de concreto que obstruíam o leito dos rios Lajeado Paulino e Pessegueiro. O serviço também incluí limpeza, através da remoção de lixos e entulhos que causaram o assoreamento das águas. O Vice-Prefeito Aldemir Ulrich ressaltou a importância de realizar esta ação preventiva, “Nosso maior objetivo é oferecer mais segurança para a população ribeirinha, além de prevenir os alagamentos e inundações que possam trazer prejuízos para a população”. O Secretário de Meio Ambiente e Geólogo, João Dorneles, também acompanhou o início do serviço e destacou que todas as atividades realizadas no leito dos rios são autorizadas pelo DRH - Departamento de Recursos Hídricos do Estado do Rio Grande do Sul.

A segunda etapa dos trabalhos vai ser realizada no trecho compreendido entre o início da rua Sinval Saldanha (ponte) e o final da Av. Borges de Medeiros. A Microempreendedora, Janete Teresinha Elsczik, residente da Vila Auxiliadora, falou sobre o que o desassoreamento significa para os moradores das regiões ribeirinhas, “Para nós, é muito importante esse serviço realizado pela prefeitura. É a limpeza do rio, que garante que nossas casas vão estar protegidas das enchentes e das inundações. Já passamos por situações de perder quase tudo, mas sabemos que com esse serviço sendo realizado, não precisamos mais nos preocupar”. A empresa responsável pela limpeza e desassoreamento dos rios citados, é a: MEINART & CIA LTDA. Ao todo, vão ser investidos na obra, R$133.000 de recursos do município.
Secretaria Municipal de Comunicação
(comunicacao@santarosa.rs.gov.br) - (55) 3511 - 5101