Prefeitura Municipal de Santa Rosa/RS
Avenida Expedicionário Weber, 2983
CEP: 98789-000 - Bairro Cruzeiro
(55) 3511-5100
www.santarosa.rs.gov.br

 
 
 
ATENÇÃO:
Esta é a versão antiga do site da Prefeitura Municipal de Santa Rosa/RS, disponível apenas para consulta. Desde 23/08/2022 o novo site encontra-se disponível no link abaixo:
 
Notícias
22 de Junho de 2022
Profissionais do CER realizam atividades práticas com crianças e adolescentes
O objetivo foi promover a interação entre os usuários e conversar sobre a alimentação saudável
[Clique na foto para ampliar]
A promoção de experiências sobre tarefas do cotidiano como, o preparo de alimentos, é um dos aspectos trabalhados no processo terapêutico no CER II – Santa Rosa. A Psicóloga Franciele Bach e os Terapeutas Ocupacionais Lígia Junges e Douglas Utzig realizaram uma atividade de preparação de alimentos. Participaram do projeto 05 crianças e 04 adolescentes, que fazem parte do grupo de reabilitação intelectual. O objetivo foi promover a interação entre os usuários e conversar sobre a alimentação saudável.

A execução da atividade iniciou com o planejamento, momento em que os participantes puderam decidir quais seriam os alimentos preparados e os ingredientes necessários para a preparação. Posteriormente, a cozinha do CER II foi utilizada para a realização das receitas. Os usuários puderam aprender sobre as etapas e os cuidados envolvidos na preparação de alimentos, tais como: a higienização pessoal, do ambiente, o uso de utensílios e de eletrodomésticos e o passo a passo no preparo da refeição. Ao final, o grupo experimentou os alimentos preparados. A Psicóloga Franciele Bach destacou a ação, "O processo de reabilitação precisa ser significativo, estimulando habilidades que serão necessárias na vida do indivíduo e contribuindo para a sua autonomia".

A alimentação faz parte das atividades do dia a dia e a realização dessa tarefa, envolve várias habilidades cognitivas, dentre elas, atenção, memória e funções executivas. Para a Terapeuta Ocupacional Lígia Junges, essas ações precisam estar estruturadas dentro da rotina do indivíduo de modo a proporcionar organização, segurança e bem-estar, "Percebemos que através das experiências vivenciadas os indivíduos desenvolvem diversas habilidades com resultados no aprendizado". O Centro Especializado em Reabilitação Auditiva e Intelectual (CER II) é um serviço oferecido pela Fundação Municipal de Saúde de Santa Rosa e funciona de segunda a sexta-feira, das 07h30min às 11h30min e das 13h30min às 17h30min.
Publicado por:
Secretaria Municipal de Comunicação
(comunicacao@santarosa.rs.gov.br) - (55) 3511 - 5101
em 22/06/2022 às 14h 41min 10s

Imprimir Notícia
Número de leituras: 433

Endereço da página:

Notícias mais lidas nos últimos dias:
Ver Índice Geral de Notícias