20 de Junho de 2022
Sala do Empreendedor simplifica serviços para os usuários
A Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Tecnologia, através do Programa Santa Rosa Empreendedora, está sempre em busca de qualificar o ambiente de negócios e desburocratizar os serviços do município. Para isso, diversas ações já foram implementadas com base no Planejamento Estratégico. Dentre as atividades, o serviço de alteração de dados cadastrais foi simplificado. Além disso, também ficou mais fácil para as empresas emitirem a segunda via do alvará.

O serviço de emissão de segunda via do alvará passa a ser um documento impresso diretamente no Portal do Cidadão, sem a necessidade de apresentação de documentos ou análise manual dos servidores do município. Segundo o Diretor de Inovação e Tecnologia, Euclides Spies, “A emissão da segunda via é a impressão de um alvará que a empresa já possui, e que em caso de extravio ou rasura do documento, pode ser impressa outra vez. A nova via é emitida com as mesmas informações do alvará original obtido pela empresa no momento do licenciamento”. Antes da implementação deste serviço, o empreendedor que necessitava de uma segunda via, precisava reunir toda documentação idêntica de uma licença nova e possuir vistorias dos setores para que pudesse ser emitido o novo documento.

Outro importante avanço proporcionado aos empreendedores, foi simplificar a alteração de dados cadastrais da empresa. São considerados dados cadastrais, as alterações realizadas no contrato social que não interferem em alterações de endereço, forma de atuação ou alteração nas atividades desenvolvidas. Com isso, foram reduzidos os documentos que o empreendedor deve apresentar para efetuar as alterações. O Secretário de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Tecnologia, Odaylson Eder, destacou a importância das melhorias realizadas, “Os procedimentos implementados na Sala do Empreendedor estão alinhados com o plano de governo, que tem seu foco voltado para facilitar a vida do empreendedor. Nosso objetivo é simplificar cada vez mais os serviços, dar mais liberdade para que os negócios possam se desenvolver e gerar mais postos de trabalho para a nossa população”. Para acessar o site da Sala do Empreendedor, basta clicar no link abaixo e conferir as melhorias:

- https://saladoempreendedor.santarosa.rs.gov.br/
Secretaria Municipal de Comunicação