31 de Maio de 2022
FUMSSAR implementa plantão de inverno
Com a aproximação da época mais fria do ano, surgem também muitas doenças respiratórias. Desta forma, a Fundação Municipal de Saúde de Santa Rosa vai implementar um plantão de inverno no município. O serviço inicia na quarta-feira, (01/06), e será específico para o atendimento de doenças e sintomas respiratórios (gripais). O plantão vai funcionar na Unidade Básica de Saúde Pereira, das 18h às 21h. O atendimento é de livre demanda, por ordem de chegada. A equipe de saúde será composta por: médico, enfermeiro e técnico de enfermagem.

O novo serviço é um atendimento ambulatorial. O paciente com sintomas respiratórios, chega na UBS, é atendido, se necessário medicado e liberado com as orientações médicas. Caso seja uma situação mais grave, será realizado o encaminhamento para Unidade de Pronto Atendimento (UPA). O Presidente da FUMSSAR, Délcio Stefan destaca a importância do plantão de inverno, nesta época do ano, “Temos observado um aumento significativo da procura por consultas, por causa das síndromes respiratórias. O plantão vai ser estabelecido para facilitar e agilizar esse atendimento de casos leves e moderados, sem a necessidade do paciente se deslocar até a UPA. É mais um serviço oferecido para atender as demandas da população”.

A FUMSSAR reforça para a comunidade alguns cuidados para prevenir as doenças respiratórias: mesmo no inverno, deixar os ambientes bem ventilados, lavar as mãos com frequência, manter uma boa alimentação e ingestão de líquidos, dormir bem e caso faça parte dos grupos prioritários para a vacinação da gripe (Influenza), realizar a imunização. A Unidade Básica de Saúde Pereira fica localizada na Rua Augusto Pestana, 338, Pereira, Santa Rosa.
Secretaria Municipal de Comunicação
(comunicacao@santarosa.rs.gov.br) - (55) 3511 - 5101