Prefeitura Municipal de Santa Rosa/RS
Avenida Expedicionário Weber, 2983
CEP: 98789-000 - Bairro Cruzeiro
(55) 3511-5100
07h 30min às 11h 30min
13h 30min às 17h 30min

 
Notícias
20 de Maio de 2022
Município estabelece duas Escolas do Campo
A nova filosofia de ensino, que se propõe a implementar gradualmente atividades alternativas no contraturno escolar, foi aprovada pelo Conselho Municipal de Educação e já está em vigor.
[Clique na foto para ampliar]
Em evento realizado durante a Fenasoja, a Secretaria Municipal de Educação e Cultura promoveu um ato para oficializar a instalação de duas Escolas do Campo na rede pública de Santa Rosa. Passam a atuar sob novas diretrizes a EMEF Princesa Isabel, de Candeia, e a EMEF Érico Veríssimo, de Bela União. A nova filosofia de ensino, que se propõe a implementar gradualmente atividades alternativas no contraturno escolar, foi aprovada pelo Conselho Municipal de Educação e já está em vigor.

Ambas as escolas têm cerca de 100 alunos e são tradicionais em suas comunidades. A EMEF Érico Veríssimo, por exemplo, está em funcionamento há 96 anos, embora tenha passado a integrar a rede municipal apenas em 2019. No passado, elas tiveram um papel importante no desenvolvimento das localidades, formando milhares de estudantes ao longo de décadas. Agora, assumem a missão de fomentar o interesse dos alunos por questões relacionadas à terra, ao cultivo e à gestão de propriedades rurais. “É nosso propósito fazer com que essas crianças e adolescentes tenham acesso à tecnologia, mas também queremos que alimentem o carinho pelo meio em que estão inseridas”, comentou a secretária de Educação Lires Zimmermann Führ.

Temas mais específicos de educação para o campo, como técnicas agrícolas, agroecologia, autossustentabilidade e cooperativismo passam a fazer parte das atividades destas duas escolas, bem como, visitas técnicas a outras instituições que já aderiram ao modelo educacional. “Pensamos que a escola deve caminhar de encontro aos anseios da comunidade onde está situada, e em nosso caso deve estar voltada às propriedades rurais”, argumentou a professora Patrícia Wietholter, Diretora da EMEF Érico Veríssimo.
Publicado por:
Secretaria Municipal de Comunicação
(comunicacao@santarosa.rs.gov.br) - (55) 3511 - 5101
em 20/05/2022 às 15h 47min 19s

Imprimir Notícia
Número de leituras: 79

Endereço da página:

Notícias mais lidas nos últimos dias:





Ver Índice Geral de Notícias