18 de Maio de 2022

A data 18 de maio é lembrada pelo “Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes”. A Secretaria de Desenvolvimento Social em parceria com o CREAS – Centro de Referência Especializado de Assistência Social de Santa Rosa e com o apoio do COMUDICAS, realizou o espetáculo “O Mundo de Rosália”. O evento aconteceu nesta terça-feira (17), no Centro Cívico Cultural Antônio Carlos Borges. Participaram, durante o dia, cerca de 1.965 alunos da rede municipal e estadual de Santa Rosa.

O espetáculo foi ilustrado com bonecas, objetos e personagens. O objetivo da apresentação foi orientar as crianças e os adolescentes sobre como identificar, reagir e denunciar o abuso. Os professores também tiveram orientações de como proceder nesses casos. O Vice Prefeito Aldemir Ulrich, realizou a abertura do evento e destacou a importância deste tema, “Eventos como esse são muito importantes para orientar e trazer conhecimento sobre o combate ao abuso e exploração de crianças e adolescentes. Parabéns a Secretaria de Desenvolvimento Social e aos demais organizadores pela iniciativa e esse é um tema muito sério que precisamos tratar todos os dias”. Em Santa Rosa, em 2021, foram registrados 49 casos de abuso sexual e 02 casos de exploração sexual. Registrados até abril deste ano, já são 16 vítimas de abuso.

A Secretária de Desenvolvimento Social, Rita Strasser, agradeceu a presença de todos e destacou a importância de orientar os jovens, “O espetáculo ilustrou muito bem como acontece o abuso sexual e quais são as formas de agir nessa situação. Este é um assunto de extrema importância e nossa missão é trabalhar cada vez mais para diminuir os casos”. Caso haja suspeita ou confirmação, é preciso realizar o registro no “DISQUE 100”.
Secretaria Municipal de Comunicação
(comunicacao@santarosa.rs.gov.br) - (55) 3511 - 5101