10 de Maio de 2022
Estudantes visitam o Viveiro Municipal

Conhecer o trabalho realizado pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente no Viveiro de Santa Rosa. Esse foi o objetivo da visita de alunos da E.M.E.F Nossa Senhora da Glória. O momento faz parte de um projeto do Sicredi, “A união faz a vida”, do qual a escola está participando. O roteiro foi conduzido pela Coordenadora do Viveiro Municipal, Engenheira Florestal, Ana Paula Jung, juntamente com os servidores viveiristas, Vilson Borchat e Robinson Hubner.

No início do ano letivo, os alunos fizeram a leitura de um livro chamado: “A árvore que dava dinheiro”, orientado pela Professora de Língua Portuguesa, Eli Beatriz da Rosa e do Professor de Artes, Solano Beltrame. No Viveiro, os estudantes tiveram explicações sobre a arborização urbana, como acontecem as análises para autorizações de podas e retirada de árvores, a escolha correta de espécies para cada espaço, que evitam conflitos com a fiação elétrica e danos às calçadas no passeio público, entre outros saberes. O Secretário do Meio Ambiente, João Carlos de Castro Dorneles, agradeceu a visita ao Viveiro Municipal e parabenizou a iniciativa do Sicredi e a dedicação dos professores da escola com o projeto que visa o cuidado com o Meio Ambiente, “É uma alegria imensa recebê-los e estamos sempre à disposição para contribuir com os projetos ambientais das escolas e demais entidades”.

Na visita, os alunos conheceram também, as principais espécies cultivadas no Viveiro Municipal, interagindo e entendendo o que são espécies nativas e exóticas, quais espécies são adequadas para arborização urbana e usos na recuperação de áreas degradadas e reflorestamentos. Além disso, houve um momento para falar sobre as curiosidades das plantas e características na identificação das espécies arbóreas, coleta, armazenamento e germinação de sementes. A Coordenadora do Viveiro Municipal, Ana Paula Jung, destacou a importância de apresentar o universo das plantas para o público jovem, “O conhecimento a respeito da nossa flora e natureza é fundamental, pois só quem conhece se importa e passa a cuidar mais”.

Os viveiristas também falaram para a turma sobre o cultivo das mudas e cuidados com irrigação, adubação e demais atividades que realizam desde a coleta de sementes nas árvores até a expedição das mudas ao campo e fornecimento para a população. Para finalizar a visita ao Viveiro, os alunos tiveram a oportunidade de realizar o plantio de sementes da espécie Moringa e foram presenteados com uma muda para fazer o plantio no pátio da escola.
Secretaria Municipal de Comunicação
(comunicacao@santarosa.rs.gov.br) - (55) 3511 - 5101