22 de Abril de 2022
FUMSSAR vai realizar mais um mutirão contra a Dengue
A FUMSSAR, por meio de equipes da Vigilância Ambiental vai realizar na próxima semana, terça-feira (26) e quarta-feira (27), mais um mutirão contra a Dengue. A ação vai contemplar o recolhimento de objetos que podem acumular água parada, local propício para os criadouros do mosquito. O mutirão vai ser realizado nos bairros: São Francisco, Ouro Verde e Esperança.

No período epidemiológico registrado do início do ano, até esta sexta-feira (22), Santa Rosa teve 1.366 notificações do vírus, sendo 190 casos confirmados e 1.152 em investigação. Das confirmações, 187 casos são autóctones (casos que as pessoas contraíram o vírus em Santa Rosa) e 03 importados (contraídos fora do município). O Gerente das Vigilâncias, Jairo Beal, reforça que a FUMSSAR segue alertando a população e realizando ações de combate à doença, “Estamos realizando rotineiramente, vistorias nas residências, além de ações de prevenção nas escolas, nos supermercados e nas salas de espera das Unidades Básicas de Saúde, buscando conscientizar a população para que façam sua parte e nos auxilie na eliminação dos criadouros do mosquito”.

A Dengue pode se manifestar de forma leve, moderada, ou grave, que é o caso da dengue Hemorrágica. O período de incubação, ou seja, o tempo que demora desde a picada do mosquito infectado até o aparecimento dos primeiros sintomas da doença, é de, em média, 05 a 06 dias, conforme o Ministério da Saúde. Nos adultos, a primeira manifestação dos sintomas da dengue, é a febre alta, (39ºC a 40ºC), de início repentino, que pode estar associada a dor de cabeça, prostração, dores musculares, nas juntas e atrás dos olhos, vermelhidão no corpo (exantema) e coceira.

A FUMSSAR orienta a população para que faça uso do repelente e reforça que caso sejam observados sintomas da doença, o cidadão deve manter a hidratação e procurar a Unidade Básica de Saúde de referência. Se houver algum sintoma grave, o mesmo deve dirigir-se à Unidade de Pronto Atendimento (UPA).
Secretaria Municipal de Comunicação
(comunicacao@santarosa.rs.gov.br) - (55) 3511 - 5101