30 de Março de 2022
2º Seminário Estadual do Transtorno do Espectro Autista
A Fundação Municipal de Saúde de Santa Rosa, por meio da equipe de profissionais do CMR TEAcolhe - Centro Macrorregional em Transtorno do Espectro Autista vai realizar na próxima segunda-feira (04 de abril), o 2º Seminário Estadual do Transtorno do Espectro Autista em Santa Rosa. O evento será aberto ao público e vai acontecer às 08h da manhã, no Centro Cívico Cultural Antônio Carlos Borges. Mais de 1 mil pessoas estão confirmadas. A atividade será hibrida.

O seminário vai contar com a participação do Deputado Estadual, Eduardo Loureiro, propositor da Lei 15.322/2019 que oportunizou um programa de atendimento integrado aos autistas do Rio Grande do Sul. Durante a programação, serão tratados diversos temas com referência ao autismo. O neuropediatra Dr. Guilherme Henz, vai falar sobre, "Identificação de TEA na infância: Sinais de Risco", a fonoaudióloga Ana Paula Ramos de Souza irá apresentar o tema, "Terapia de criança com TEA: importância da inclusão dos familiares" e o Psicólogo Dr. Carlo Schmidt, vai falar sobre, "Transtorno do Espectro Autista: desafios na saúde e educação". Além disso, as equipes do CER II Três de Maio e do CER II Santa Rosa vão abordar sobre: Estratégias de Intervenção no Autismo.

O evento vai ter uma apresentação artística da AFAPENE e a presença de diversas autoridades, com representantes de vários municípios de diferentes estados. Para o presidente da FUMSSAR, Délcio Stefan, esta é uma oportunidade de mostrar para Santa Rosa e para o estado, o trabalho que está sendo realizado pelo Centro Macrorregional em TEA e ao mesmo tempo, oportunizar a escuta de temas tão importantes, voltados ao autismo, “Estamos muito contentes de realizar mais uma vez em Santa Rosa, um seminário estadual sobre o Transtorno do Espectro Autista. Tendo em vista, que esse ainda é um assunto pouco discutido e que precisa de um olhar diferenciado. Nosso objetivo é buscar sempre o melhor para os nossos usuários e famílias e aperfeiçoar nossos serviços, auxiliando através do matriciamento, os municípios da nossa macrorregião”. O 2º Seminário Estadual do Transtorno do Espectro Autista vai ser transmitido ao vivo, online, pela plataforma Youtube, no canal do Centro Macrorregional em TEA, de Santa Rosa.

*As inscrições para participar presencialmente ou online, do 2º Seminário Estadual do Transtorno do Espectro Autista, podem ser realizadas pelo link abaixo:

Secretaria Municipal de Comunicação
(comunicacao@santarosa.rs.gov.br) - (55) 3511 - 5101