24 de Março de 2022
FUMSSAR segue realizando medidas de prevenção no combate à Dengue
A Fundação Municipal de Saúde de Santa Rosa divulgou na manhã desta quinta-feira (24), os dados atualizados sobre a Dengue no município. Do início do ano, até esta quarta-feira (23), o município teve 15 casos confirmados, desses, 14 são autóctones (casos que as pessoas contraíram o vírus em Santa Rosa) e 01 importado (contraído fora do município). A FUMSSAR segue realizando ações de combate à doença. Nesta semana, os Agentes Comunitários de Saúde estiveram visitando escolas municipais, fixando cartazes nos murais e entregando bilhetes, com informações de prevenção.

Nas últimas semanas, aumentaram significativamente os casos notificados/suspeitos de Dengue na região. Os Agentes de Combate às Endemias têm realizado vistorias semanais nas residências. Na varredura, os imóveis são vistoriados em busca de larvas do Aedes Aegypti. Caso os agentes encontrem focos do mosquito, o mesmo é eliminado na hora e o morador é notificado. Se o foco estiver localizado em piscinas, caixas d’água, entre outros, o morador tem o prazo de 5 dias para realizar a limpeza e eliminação das larvas. Terminado o prazo, os agentes retornam ao local para fazer uma nova vistoria, caso o problema não tenha sido solucionado pelo morador, o mesmo é autuado pela FUMSSAR.

Também estão sendo realizadas ações nos supermercados e nas salas de espera das Unidades Básicas de Saúde. A Fundação relembra a importância da colaboração da população, que não deve abandonar alguns cuidados como: não deixar água parada, cobrir as caixas d’água, manter o lixo fechado, cuidar de piscinas e ralos dentro de casa, limpar as calhas e telhados, utilizar areia nos vasos de plantas e sempre deixar garrafas e outros recipientes de cabeça para baixo. A Agente Comunitária de Saúde, Loreci Maria Weyer, destacou a importância da participação da comunidade, “Nesse momento precisamos muito da ajuda dos moradores de Santa Rosa. Se cada um fizer sua parte, cuidar da sua casa e do seu jardim, já conseguimos frear o aumento de casos e de novas confirmações de Dengue”. A FUMSSAR reforça também que caso sejam observados sintomas da doença, o cidadão deve procurar a Unidade Básica de Saúde de referência. Se houver algum sintoma grave, o mesmo deve dirigir-se à Unidade de Pronto Atendimento (UPA).
Secretaria Municipal de Comunicação
(comunicacao@santarosa.rs.gov.br) - (55) 3511 - 5101