1 de Março de 2022
Diversidade de mudas no Viveiro Municipal
As mudas são fornecidas aos contribuintes com baixo custo, visando incentivar o cumprimento das reposições florestais obrigatórias, projetos de recuperação, plantios em pátios e passeios públicos do município.
A Prefeitura de Santa Rosa por meio da Secretaria de Meio Ambiente, é responsável pelo Viveiro Florestal Municipal. O espaço contempla cerca de 30 espécies nativas e exóticas, com mudas para reflorestamento, recuperação de áreas degradadas e arborização urbana.

A diversidade de plantas no viveiro cresceu cerca de 130 % em 2021. Espécies nativas como Cedro, Angico-vermelho, Guajuvira, Araçá, Pitanga, Guabijú, Ipê-roxo, Uvaia, e exóticas como Mangueira, Plátamo, Álamo-prateado, Pata-de-vaca, Extremosa, entre outras, são encontradas no local. O Viveiro possui em elaboração um projeto de revitalização no qual será investido cerca de 204 mil reais com recurso do Fundo Municipal de Meio Ambiente e Saneamento. O projeto contempla novas estufas, casa de sombra e reforma no prédio. O objetivo é manter um ambiente adequado à produção de mudas e proporcionar que escolas, entidades, contribuintes e comunidade possam visitar o local.

O Secretário de Meio Ambiente, João Carlos de Castro Dorneles, destacou o quanto este projeto vai proporcionar uma estrutura adequada para as mudas e gerar um aumento significativo para o reflorestamento no município, “Nesse ano esperamos conseguir fornecer mais mudas e auxiliar as entidades sem fins lucrativos em projetos de reflorestamento. Mesmo no período de forte estiagem e grandes picos de temperatura ocorridas nesse verão, graças a um poço artesiano e aos cuidados dos servidores viveiristas, foi possível manter as plantas com irrigação adequada, sendo possível aumentar a produção”. Destacou ainda, que as mudas são fornecidas aos contribuintes com baixo custo, visando incentivar o cumprimento das reposições florestais obrigatórias, projetos de recuperação, plantios em pátios e passeios públicos do município.

Para a Engenheira Florestal e Coordenadora do Viveiro Municipal, Ana Paula Jung, o aumento de mudas é uma grande conquista para a arborização urbana de Santa Rosa, “Hoje contamos com cerca de 50 mil mudas no viveiro em diversas etapas de desenvolvimento. Queremos incentivar ainda mais os contribuintes a realizar o plantio de árvores na área urbana do município. A arborização melhora a paisagem, purifica o ar e proporciona melhor qualidade de vida. Queremos implementar cada vez mais esta ideia”. O viveiro está localizado no Lajeado Ipê, às margens da ERS 344 e conta com três servidores viveiristas no local. Para mais informações o contribuinte pode entrar em contato com a Secretaria de Meio Ambiente, através do telefone 3511-5100 – ramal 395. A aquisição de mudas deve ser realizada na recepção da secretaria, na prefeitura.
Secretaria Municipal de Comunicação
(comunicacao@santarosa.rs.gov.br) - (55) 3511 - 5101