7 de Fevereiro de 2022
FUMSSAR atinge 100% nos indicadores de desempenho do Previne Brasil
A Fundação Municipal de Saúde de Santa Rosa alcançou um excelente resultado na avaliação do Programa Previne Brasil. O programa mede os indicadores de desempenho e qualidade da atenção básica de saúde nos municípios brasileiros. O Previne Brasil, que passou a valer em setembro de 2021, estabeleceu um novo modelo de financiamento de custeio da APS- Atenção Primária em Saúde. A partir de agora, o financiamento federal para a APS, é baseado em 7 indicadores de saúde. Cada município recebe o recurso financeiro de acordo com as metas alcançadas em cada indicador. Na primeira avaliação do Programa, Santa Rosa atingiu um percentual de 100% do financiamento, por ter alcançado todas as metas propostas pelo Ministério da Saúde.

O Previne Brasil avalia indicadores referentes as ações estratégicas de pré-natal, Saúde da Mulher, Saúde da Criança e doenças crônicas. A avaliação desses indicadores acontece a cada quatro meses. As metas estabelecidas tem sete indicadores: seis consultas de pré-natal nas gestantes entre a primeira e a vigésima semana de gestação; gestantes com realização de exames para sífilis e HIV; gestantes com atendimento odontológico; cobertura de exame citopatológico; cobertura vacinal de poliomielite inativada e de pentavalente; pessoas hipertensas com pressão arterial aferida em cada semestre e diabéticos com solicitação de hemoglobina glicada. Em todos estes, Santa Rosa pontuou acima da meta definida, alcançando 100% do incentivo financeiro. O Presidente da FUMSSAR, Délcio Stefan destacou a importância desse resultado, “Entendemos que a atenção primária é o coração da saúde de todo o município. Esse resultado é fruto do compromisso da gestão e dos profissionais de saúde que estão cada vez mais empenhados em oferecer um serviço mais qualificado e humanizado para os santa-rosenses”.

Os indicadores de saúde conseguem mensurar a qualidade dos serviços e a efetividade de suas intervenções. Com eles, é possível realizar o monitoramento, avaliação e se for preciso, a reformulação das ações da Atenção Primária em Saúde. Para a Diretora da Atenção Primária em Saúde de Santa Rosa, Fabiana Breitenbach, as metas foram alcançadas em uma força conjunta, da gestão com os servidores, “A FUMSSAR possui uma equipe técnica excelente que abraçou a causa e se esforçou para atingir todas as metas estabelecidas. Toda essa dedicação foi comprovada com o resultado dos indicadores. Estamos muito contentes e continuamos sempre buscando aperfeiçoar o atendimento e os serviços da APS”. O objetivo do Previne Brasil é aumentar o acesso das pessoas aos serviços da Atenção Primária em Saúde (APS) e o vínculo entre população e equipe, com base em mecanismos que induzem para a responsabilização dos gestores e dos profissionais pelos usuários. A próxima avaliação vai considerar os dados do primeiro quadrimestre de 2022, ou seja, entre janeiro e abril.

Secretaria Municipal de Comunicação
(comunicacao@santarosa.rs.gov.br) - (55) 3511 - 5101