Prefeitura Municipal de Santa Rosa/RS
Avenida Expedicionário Weber, 2983
CEP: 98789-000 - Bairro Cruzeiro
(55) 3511-5100
07h 30min às 11h 30min
13h 30min às 17h 30min

 
Notícias
27 de Dezembro de 2021
Cer Ii Realiza Reabilitação Auditiva De Bebês E Crianças
atendimento ocorre por meio do processo de reabilitação auditiva de bebês e crianças com deficiência auditiva.
[Clique na foto para ampliar]
"A Audição é importante não só para a comunicação e orientação espacial, mas também para a afirmação de nossa existência como seres humanos" (Karlsson Espmark e Hansson Scherman, 2003). Oportunizar uma criança ouvir, não é apenas devolver um dos cinco sentidos, mas empoderar o desenvolvimento e a autonomia. Esse é o serviço que vem sendo realizado pela FUMSSAR, através do CER II - Centro Especializado em Reabilitação Auditiva e Intelectual de Santa Rosa. O atendimento ocorre por meio do processo de reabilitação auditiva de bebês e crianças com deficiência auditiva.

Na Reabilitação Auditiva vários serviços são disponibilizados, desde a avaliação audiológica, teste da orelhinha e linguinha até a adaptação de próteses auditivas, fornecimento de sistema FM e exame de PEATE/BERA (Potencial evocado auditivo de tronco encefálico). O CER II Santa Rosa oferece ainda acompanhamento periódico, terapia fonoaudiológica e grupo de pais de crianças com deficiência auditiva. A equipe interdisciplinar mantém orientações aos familiares e demais instituições vinculadas ao usuário de aparelhos auditivos com o objetivo da integralidade do cuidado. A reabilitação auditiva de bebês e crianças, a intervenção inicia desde o Teste da Orelhinha (TAN), onde se detecta a suspeita de deficiência auditiva. Depois de detectada a suspeita, vários exames são realizados para a confirmação do diagnóstico. Se confirmada a deficiência auditiva, após a avaliação médica, é realizada a seleção e colocação das próteses auditivas e a terapia fonoaudiológica se inicia de imediato.

Quanto mais cedo a criança for diagnosticada, melhor será o prognóstico, considerando que quanto antes estimulada, mais rapidamente ela vai desenvolver a fala. Caso a criança tenha passado no Teste da Orelhinha, mas os pais ou professores desconfiem que a criança não esteja ouvindo bem, é possível agendar na UBS de referência da família exames auditivos para checar a audição dela. “O Teste da Orelhinha é apenas o primeiro passo do diagnóstico da deficiência auditiva de bebês. Após a falha no teste vem o diagnóstico e a intervenção. Corremos contra o tempo. Quanto antes a intervenção ocorrer, maiores são as chances do desenvolvimento da fala”, expõe a fonoaudióloga do CER II, Ângela Leusin Mattiazzi.

O CER II atende 06 munícipios credenciados (Santa Rosa, Alecrim, Campina das Missões, Porto Mauá, Porto Vera Cruz e São Paulo das Missões) e as transferências vindas de Ijuí (PróAudi). São atendidos usuários de todas as faixas etárias. Só aparelhos auditivos foram 724 entregas de janeiro até dezembro de 2021. “Os pacientes recebem, do diagnóstico até a adaptação, um atendimento com foco na atenção e no cuidado”, destaca Délcio Stefan, presidente da FUMSSAR. São sinais de que a criança possa ter perda auditiva: ver TV com volume muito alto; pedir para repetir várias vezes; não ouvir sons como porta batendo, campainha, telefone tocando; não ouvir quando chamam; zumbido (ouvir um “barulho” ou “apito no ouvido”). O Centro Especializado em Reabilitação Auditiva e Intelectual fica localizado na Rua Sergipe, 127 - Santa Rosa e o telefone para contato é o: (55) 3513 – 5187.
Publicado por:
Secretaria Municipal de Comunicação
(comunicacao@santarosa.rs.gov.br) - (55) 3511 - 5101
em 27/12/2021 às 10h 06min 41s

Imprimir Notícia
Número de leituras: 162

Endereço da página:

Notícias mais lidas nos últimos dias:





Ver Índice Geral de Notícias