10 de Dezembro de 2021
Prefeitura revitaliza a Praça e restaura monumento de Cristóvão Colombo
Um quinta-feira de emoção e muitas lembranças. A comunidade esteve reunida para a cerimônia de inauguração da revitalização da Praça Constantino Bonafede Bortoli localizada em frente ao Ginásio Moroni. Além dos brinquedos, da decoração, a praça conta com o monumento restaurado do Cristóvão Colombo. A revitalização foi realizada por meio de uma parceria das Secretarias de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Tecnologia, de Obras e Planejamento e Habitação.

Estavam presentes autoridades, moradores locais e representantes da etnia italiana. Em 1925, nas comemorações do Cinquentenário da Imigração Italiana no Brasil, um grupo de italianos e descendentes realizaram uma ‘vaquinha’ e trouxeram para o município, a estátua de Cristóvão Colombo. No mundo todo, existem apenas três estátuas em tamanho natural, sendo que no Brasil, a única está localizada em Santa Rosa. O monumento, confeccionado em cobre vermelho, foi restaurado pelo escultor e restaurador, Luiz Henrique Mayer que trabalha com obras de arte em metal.

A revitalização da Praça Constantino Bonafede Bortoli contou com um acesso para a escola, parquinho infantil, bancos, iluminação especial, calçada e jardinagem. Para o Secretário de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Tecnologia, Odaylson Eder, esse é mais um espaço que vai atrair turistas, “Preparamos uma área de lazer e turismo para nossa comunidade e visitantes. Um espaço seguro e agradável para que as famílias possam aproveitar”. A ideia é que a partir de agora, os alunos das escolas do município possam vir conhecer a praça e o monumento de Cristóvão Colombro, assim como a história dos italianos que se esforçaram para trazer o monumento para Santa Rosa.

O prefeito Anderson Mantei se emocionou ao fazer seu pronunciamento, pois relatou que viveu bons momentos naquela praça e que se sentia realizado por proporcionar a comunidade, o resgate de uma história tão importante, “Precisamos preservar nossa história e tudo que faz parte da construção e do desenvolvimento de Santa Rosa. Esse monumento tem um significado muito importante para as famílias italianas de Santa Rosa e da região, além disso, este espaço foi revitalizado para que a comunidade possa desfrutar de mais uma praça para lazer”. A Praça Constantino Bonafede Bortoli, fica localizada em frente à Escola Estadual de Ensino Fundamental Mercedes Motta e proximidades do antigo Colégio Santa Rosa de Lima, o Liminha.
Secretaria Municipal de Comunicação
(comunicacao@santarosa.rs.gov.br) - (55) 3511 - 5101