22 de Novembro de 2021
Abertura da Semana do Doador de Sangue
Nesta segunda-feira(22), foi realizada a abertura da Semana do Doador de Sangue no Hemocentro Regional de Santa Rosa. No dia 25 de novembro é celebrado o Dia Nacional do Doador de Sangue. A data tem como objetivo agradecer aos doadores de sangue pela ação de doar e buscar conscientizar a população para a importância da doação. Participaram da abertura autoridades, empresas e instituições parceiras do HEMOSAR, assim como, doadores fidelizados.

Na semana do dia 25 de novembro, os serviços de hemoterapia de todo o país estão mobilizados em campanhas locais para o fortalecimento da doação de sangue. Da mesma forma, o Hemocentro Regional de Santa Rosa organizou uma semana de celebração, com objetivo de promover o acolhimento especial aos doadores de sangue, empresas, instituições e demais parceiros que incentivam esse ato solidário. Para o vice-prefeito Aldemir Ulrich, o número de doações demonstra o espírito do voluntariado dos santa-rosenses, “Somos gratos a nossa população, as entidades e as instituições que promovem a doação de sangue. Se conseguimos atender estes 52 municípios sem ter falta no estoque, é sinal que vem sendo realizado um planejamento estratégico que está funcionando e salvando vidas”.

O Hemocentro Regional de Santa Rosa foi inaugurado em 1998 e fornece sangue para 52 municípios da região, com um total de 600.000 habitantes, atendendo 23 agências transfusionais (hospitais da região). São realizadas em média, 650 coletas de sangue por mês. Até novembro deste ano foram atendidos em torno 6.500 doadores. Para o presidente da Fundação Municipal de Saúde, Délcio Stefan, essa é uma data para agradecer os parceiros do hemocentro, doadores e equipe pelo excelente trabalho, “Estamos orgulhosos do trabalho que vem sendo desenvolvido no HEMOSAR, conseguimos manter um estoque seguro de todos os tipos de sangue e temos uma rede de apoio que sempre nos ajuda quando precisamos aumentar o estoque de algum desses tipos. Nosso agradecimento a toda a comunidade”.

Durante a abertura da semana do Doador foi apresentado o totem da mascote do HEMOSAR, o “Vermelhinho”. O totem ficará exposto na área externa para os doadores e visitantes tirarem fotos da visita ao hemocentro. Foi entregue também uma homenagem a diversas empresas e instituições que foram parceiras do HEMOSAR em 2021. Sempre quando necessário, o hemocentro aciona essas instituições, que enviam seus funcionários, voluntários para doar sangue. Alguns doadores fidelizados também estavam presentes e receberam uma lembrança de gratidão. A gerente do HEMOSAR, Alice Klein destacou a importância dessa data para o hemocentro, “Estamos muito contentes com a abertura da semana do doador, essa é uma data aguardada pela equipe para celebrar o trabalho realizado e agradecer aos nossos doadores e apoiadores dessa causa nobre, que é a doação de sangue”.

O Hemocentro Regional de Santa Rosa fica localizado na Rua Boa Vista, 401, Centro, Santa Rosa. O horário de atendimento é de segunda a sexta-feira, das 07h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h30. O telefone para contato é o (55) 3513-5140.
Secretaria Municipal de Comunicação
(comunicacao@santarosa.rs.gov.br) - (55) 3511 - 5101