11 de Novembro de 2021
Prefeitura e RGE fazem podas e retiradas de árvores com base em projeto
Toda modificação é feita após estudos e acompanhamentos técnicos.
Árvores estão sendo podadas e algumas retiradas em Santa Rosa. Essas ações são realizadas através de um projeto desenvolvido desde 2017 entre a Prefeitura e RGE. Toda modificação é feita após estudos e acompanhamentos técnicos.

Nesta última semana, foram retiradas cerca de 8 árvores do canteiro central da Avenida Expedicionário Weber. Esse trabalho foi realizado pela RGE, sob licença ambiental da FEPAM e previamente aprovadas pela Secretaria de Meio Ambiente. O motivo foi que as árvores tinham porte incompatível com a rede elétrica energizada e que constantemente causavam desligamento da rede, além de que estavam com galhos comprometidos. De acordo com a Engenheira Florestal da Prefeitura, Ana Paula Jung, “O Projeto Arborização + Segura tem estudo e acompanhamento técnico para avaliar as árvores com risco para população. Estamos também com um programa de compensação com plantio de novas árvores”.

Na Praça da Bandeira, a Prefeitura realizou podas e retiradas de árvores no mês de outubro. O trabalho foi feito através de um projeto de revitalização do local, “Na praça tínhamos um problema de excesso de arborização que causava sombreamento excessivo causando problemas de insolação do gramado e na iluminação noturna. Algumas árvores estavam doentes e com copas desestruturadas causando risco de queda. Não tivemos um problema ambiental com essa retirada, pois a maior parte das árvores foram mantidas”, destaca Ana Paula. Esse ano cerca de 400 mudas foram plantadas em Santa Rosa com a parceria da Prefeitura e da RGE.
Secretaria Municipal de Comunicação
(comunicacao@santarosa.rs.gov.br) - (55) 3511 - 5101