11 de Novembro de 2021
Santa Rosa é referência no atendimento do Autista
A equipe do Centro Macrorregional em Autismo tem realizado visitas técnicas
O Centro Macrorregional de Referência em Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) realizou na última semana, diversas visitas técnicas em Santa Rosa. A equipe esteve na AFAPENE e na APADA. Os profissionais também participaram de uma reunião online com o estado e os demais Centros Macrorregionais do RS.

Nas visitas técnicas participaram representantes da equipe multiprofissional da MacroTEA: médico neurologista, fonoaudióloga, psicopedagoga e 2 psicólogas. Eles estiveram com os profissionais da AFAPENE e da APADA. Na oportunidade, foi tratado sobre o fluxo de encaminhamento de pessoas com risco ou diagnóstico de Transtorno do Espectro Autista, diagnóstico e tratamento.

Segundo a psicóloga Flávia Albuquerque, coordenadora do CMR TEAcolhe Santa Rosa, o centro tem como objetivo oferecer retaguarda assistencial e suporte técnico-pedagógico para as equipes dos municípios da macrorregião. O suporte é realizado por meio de matriciamento, nas áreas de saúde, educação e assistência social, "Nosso desejo é construir conjuntamente com as equipes de saúde, educação e assistência social dos municípios da macrorregional, projetos e propostas de intervenção que atendam as diferentes necessidades de cada realidade, promovendo vínculo interpessoal e apoio institucional", destaca Flávia. O Centro Macrorregional de Referência em Transtorno do Espectro do Autismo(TEA) atende Santa Rosa e mais 78 municípios pertencentes da Macrorregião de Saúde Missioneira.
Secretaria Municipal de Comunicação
(comunicacao@santarosa.rs.gov.br) - (55) 3511 - 5101