9 de Novembro de 2021
Central de Vacinas - COVID-19
A Fundação de Saúde centralizou a vacinação contra a COVID-19 em dois locais de Santa Rosa. De 03 a 05 de novembro foram realizadas 1.353 doses na Central, tendo como média 451 aplicações por dia.

A vacinação realizada na Central de Vacinas, não precisa mais de agendamento. O atendimento ocorre por ordem de chegada. Nas segundas, terças e quintas-feiras são aplicadas segundas doses (D2). Na quartas e sextas-feiras são realizadas as primeiras doses (D1) e as doses de reforço (DR). A aplicação acontece conforme os grupos e faixas etárias divulgados no site da Fundação, no menu COVID-19, na aba “Quem pode se Vacinar Agora?”.

As doses são aplicadas no prédio da FUMSSAR, Rua Dr. Francisco Timm, 480 centro, no subsolo (entrada pela lateral) e na UBS Pereira, na Rua Augusto Pestana, 338, Pereira (entrada pela lateral). O atendimento acontece em dois turnos: manhã, das 8h às 11h e tarde das 13h30 às 17h. Nas quartas-feiras, o horário da Central da FUMSSAR se estende até às 19h30. O Técnico em Telecomunicações, Elton Giacomelli esteve na Central de Vacinas para fazer sua segunda dose e falou sobre o atendimento, “mesmo com a demanda, o atendimento dos profissionais na Central de Vacinas está sendo muito organizado”. Os moradores de Santa Rosa que forem se vacinar precisam levar documento com foto, CPF, cartão SUS e a caderneta de vacinação. Os jovens, a partir de 14 anos, precisam ir acompanhados dos pais ou responsável legal, ou ainda, levar preenchida a declaração do participante da vacinação, disponibilizada pela Unidade Básica de Saúde.

As primeiras doses (D1) estão sendo realizadas, por faixa etária, para pessoas a partir dos 12 anos. As segundas doses (D2) Coronavac são realizadas após 28 dias da primeira dose. Astrazeneca e Pfizer, após oito semanas da primeira dose. A 3ª Dose - Dose de Reforço está sendo realizada para pessoas a partir de 60 anos, após 180 dias (6 meses) de ter feito a 2ª dose e para os profissionais de saúde, que fizeram a 2ª dose até 31 de março (os profissionais devem apresentar comprovante que trabalham na área da saúde). Até o momento, já foram realizadas 116.324 vacinas. Do total, 60.105 foram de D1 (Primeira Dose), essa quantidade corresponde a 82% da população vacinada, 50.009 de D2 (Segunda Dose) e 2.260 de D.U (Dose Única), sendo assim temos 52.269 pessoas com a imunização completa, 71% dos santa-rosenses. Além disso, já foram aplicadas também, 3.950 Doses de Reforço (DR).
Secretaria Municipal de Comunicação
(comunicacao@santarosa.rs.gov.br) - (55) 3511 - 5101