8 de Novembro de 2021
FUMSSAR conta com Grupo de Manejo da Dor Crônica
A Fundação Municipal de Saúde de Santa Rosa disponibiliza para a população um grupo que faz parte de um projeto denominado: “Grupo de Manejo da Dor Crônica”. O projeto tem como objetivo, por meio de exercícios físicos, prevenir e auxiliar no tratamento de diversas patologias. O trabalho é destinado para pessoas portadoras de doenças osteomusculares. Nas sessões, são realizados alongamentos e exercícios de reforço muscular conforme as patologias e as condições dos pacientes, obtendo diminuição do quadro de dor e consequente melhoria da autonomia e qualidade de vida.

Fazem parte das doenças osteomusculares, as tendinites (particularmente do ombro, cotovelo e punho), as lombalgias (dores na região lombar, torácica e cervical) e as mialgias (dores musculares) em diversos locais do corpo. São enfermidades que afetam os ossos, músculos, tendões, articulações e nervos. O projeto é realizado por três educadores físicos: Tanise Concli, Daniela Konzen e Rogério Santos da Silva. A educadora física, Tanise Concli destaca os benefícios que o grupo de manejo da dor crônica proporciona aos pacientes que realizam os exercícios, “As atividades desenvolvidas no projeto, favorecem a mobilidade articular, a força, diminuição do quadro de dor e melhoria da condição física como um todo, proporcionando maior autonomia e melhor qualidade de vida para os indivíduos. Além, de incentivar a inserção da prática de exercícios físicos na rotina dos pacientes e capacitar eles para dar continuidade no tratamento em casa”.

Para fazer parte do projeto de manejo da dor crônica, os pacientes que possuem alguma doença osteomuscular precisam ser encaminhados pela Unidade Básica de Saúde que realiza o agendamento das sessões. Os grupos são de no máximo 08 pessoas e os encontros são semanais, nas salas das Práticas Integrativas e Complementares (PICS). O tempo estipulado de tratamento para cada paciente é de no mínimo 90 dias. A dona de casa, Alice Maria Welter, 68 anos, participa do grupo de manejo da dor crônica e foi encaminhada pela UBS com dores na coluna (lombalgia) e artrose, “Há anos realizo tratamento para lombalgia e não estava obtendo melhoras com os medicamentos. O médico da UBS me indicou para participar do grupo de manejo da dor crônica e desde que comecei, tenho percebido diminuição da dor e melhora na minha mobilidade, consigo caminhar melhor. Estou muito contente e grata por esse serviço que é oferecido para a população”. As sessões realizadas no grupo de manejo da dor crônica ajudam a ampliar a mobilidade articular e fortalecer a musculatura de forma a evitar agravos maiores decorrentes das patologias.
Secretaria Municipal de Comunicação
(comunicacao@santarosa.rs.gov.br) - (55) 3511 - 5101