Prefeitura Municipal de Santa Rosa/RS
Avenida Expedicionário Weber, 2983
CEP: 98789-000 - Bairro Cruzeiro
(55) 3511-5100
www.santarosa.rs.gov.br

 
 
 
ATENÇÃO:
Esta é a versão antiga do site da Prefeitura Municipal de Santa Rosa/RS, disponível apenas para consulta. Desde 23/08/2022 o novo site encontra-se disponível no link abaixo:
 
Notícias
28 de Outubro de 2021
Prefeitura promove Seminário Fiscal
O evento foi na sede do Sindicontábil - Sindicato dos Contabilistas de Santa Rosa.
[Clique na foto para ampliar]
A Secretaria de Administração e Fazenda promoveu encontro fiscal. O seminário foi realizado entre os auditores fiscais do município e os contadores da região. O evento foi na sede do Sindicontábil - Sindicato dos Contabilistas de Santa Rosa.

Uma das principais temáticas foi o Valor Adicionado Fiscal – VAF, e os reflexos para o Município. O VAF interfere diretamente nos valores que cada município recebe na partilha do ICMS. Do total arrecadado de ICMS pelo Estado, 25% (vinte e cinco por cento) são distribuídos entre os municípios, levando em conta uma série de indicadores. Conforme o Secretário de Administração e Fazenda, André Stürmer, a ideia surgiu no sentido de criar proximidade com as empresas e demonstrar o quanto o município está à disposição para auxiliar as empresas quando houve qualquer dificuldade na área fiscal, “Com a parceria, ganha o município e ganham as empresas, que evitam erros nos lançamentos”.

O evento também teve como objetivo abordar a função social do tributo, além de tratar sobre as principais ocorrências que impactam negativamente no Valor Adicionado. O instituto da autorregularização, que acontece por iniciativa do contribuinte, foi outro tema relevante abordado, indicando que a iniciativa da empresa em corrigir eventuais erros, evita a ação do fisco e penalidades. Também foram tratadas sobre operações envolvendo empresas da Modalidade Geral, do Simples Nacional, MEIs, cruzamento de dados e relacionamentos com operações eletrônicas que envolvem cartões de crédito e débito.

Além da participação do Secretário e do Diretor do Departamento de Receita Ademir Lopes, o evento contou com as explanações dos auditores Fiscais Adelino Pedro Wisniewski e Magno Jesus de Oliveira, que abordaram as temáticas e esclareceram as dúvidas dos contabilistas. No final, a contadora Nívea Goldschmidt Follmann, presidente do Sidicontábil agradeceu em nome dos colegas e destacou a relevância do tema e a contribuição da equipe de Auditores para a qualificação profissional.
Publicado por:
Secretaria Municipal de Comunicação
(comunicacao@santarosa.rs.gov.br) - (55) 3511 - 5101
em 28/10/2021 às 07h 54min 13s

Imprimir Notícia
Número de leituras: 625

Endereço da página:

Notícias mais lidas nos últimos dias:
Ver Índice Geral de Notícias