26 de Outubro de 2021
Santa Rosa vacinou 80% da população contra a COVID-19
A Fundação Municipal de Saúde de Santa Rosa já aplicou 110.429 doses contra a COVID-19. Do total, 58.676 foram de primeira dose (D1), o que representa 80,1% da população vacinada no município. De segunda dose 46.880 (D2) e 2.260 de dose única (DU), sendo assim, 49.140 pessoas estão com a imunização completa, 67% dos santa-rosenses. Além disso, já foram aplicadas também, 2.613 Doses de Reforço (DR). Os dados estão de acordo com o informativo da SES/RS – Secretaria de Saúde do Rio Grande do Sul.

A partir desta segunda-feira (25), a vacinação vai ser realizada em pessoas a partir dos 12 anos. A aplicação das doses nos adolescentes é realizada com o imunizante da Pfizer, o único que pode ser aplicado em menores de 18 anos no Brasil, de acordo com a ANVISA. Os jovens que forem se vacinar, precisam ir acompanhados dos pais ou responsável legal, ou ainda, levar preenchida a declaração do participante da vacinação, disponibilizada pela Unidade Básica de Saúde. A aplicação acontece em todas as UBS’s até terminarem os estoques. O atendimento é mediante agendamento prévio por telefone ou presencial, ou conforme o gerenciamento de cada unidade.

A FUMSSAR está realizando também, a aplicação da dose de reforço, em idosos acima de 60 anos que completaram o esquema vacinal das duas doses ou dose única há 06 meses. Além dos idosos, pessoas com alto grau de imunossupressão: Imunodeficiência primária grave; quimioterapia para câncer; transplantados de órgão sólido ou de células tronco hematopoiéticas (TCTH) em uso de drogas imunossupressoras e pessoas vivendo com HIV com CD4 têm direito de realizar a Dose de Reforço. Para os indivíduos com alto grau de imunossupressão, o intervalo para a dose de reforço deverá ser de 28 dias após a última dose do esquema básico. Os moradores de Santa Rosa que forem se vacinar precisam levar documento com foto, CPF, cartão SUS e a caderneta de vacinação.
Secretaria Municipal de Comunicação
(comunicacao@santarosa.rs.gov.br) - (55) 3511 - 5101