22 de Outubro de 2021
Santa Rosa amplia vacinação para pessoas a partir dos 12 anos
Santa Rosa recebeu nesta quinta-feira(21), da Secretaria de Saúde – SES/RS, 1.224 novas doses da vacina contra a COVID-19. Destas, 804 para Dose Um (D1) e 420 para Dose Dois (D2). A partir de segunda-feira (25), vão ser vacinadas pessoas a partir dos 12 anos. A vacinação para adolescentes é realizada com o imunizante da Pfizer, o único que pode ser aplicado em menores de 18 anos no Brasil, de acordo com a ANVISA.

Os jovens que forem se vacinar, precisam ir acompanhados dos pais ou responsável legal, ou ainda, levar preenchida a declaração do participante da vacinação, disponibilizada pela Unidade Básica de Saúde. A aplicação das doses acontece em todas as UBS’s até terminarem os estoques. O atendimento é mediante agendamento prévio por telefone ou presencial, ou conforme o gerenciamento de cada unidade.

Até o momento, já foram realizadas 107.854 vacinas. Do total, 58.359 foram de D1 (Primeira Dose), essa quantidade corresponde a 79% da população vacinada, 45.437 de D2 (Segunda Dose) e 2.260 de D.U (Dose Única), sendo assim, Santa Rosa está com 47.697 pessoas com a imunização completa, ou seja, 65% dos santa-rosenses. Além disso, já foram aplicadas também, 1.798 Doses de Reforço (DR). Os moradores de Santa Rosa que forem se vacinar precisam levar documento com foto, CPF, cartão SUS e caderneta de vacinação.

A Fundação Municipal de Saúde de Santa Rosa informa também que desde segunda-feira (18), o Estado do Rio Grande do Sul passou a exigir da população gaúcha, o Passaporte da Vacinação. Quem já completou o esquema vacinal contra a COVID-19 (duas doses ou dose única) já pode emitir o chamado “passaporte” ou Certificado de Vacinação no Conecte SUS, o aplicativo oficial do Ministério da Saúde. A comprovação vai passar a ser cobrada em espaços públicos fechados e/ou eventos no município. Há casos em que pode ser apresentada a própria caderneta de vacinação, mas o certificado emitido pelo aplicativo Conecte SUS pode servir para qualquer circunstância, e tem opções em português, espanhol e inglês, além disso, pode ser usado em viagens internacionais, para onde já é permitida a entrada de brasileiros.

No site da FUMSSAR, na aba COVID-19, está publicado um guia com o passo a passo sobre como obter o chamado “passaporte da vacina” e o cronograma de exigência do RS. As pessoas que não se vacinaram, na data em que sua faixa etária era contemplada, podem entrar em contato com sua Unidade de Saúde e agendar conforme a disponibilidade de doses da UBS. A Fundação segue o cronograma do governo estadual e realiza as imunizações conforme o envio de doses destinadas para Santa Rosa pela SES/RS.
Secretaria Municipal de Comunicação
(comunicacao@santarosa.rs.gov.br) - (55) 3511 - 5101