21 de Outubro de 2021
Santa Rosa sedia o XII Fórum Gaúcho de Arborização
O evento acontece nesta quinta(21) e sexta-feira(22).
Está acontecendo em Santa Rosa o XII Fórum Gaúcho de Arborização Urbana. O evento é realizado pela Prefeitura, através da Secretaria de Meio Ambiente e Conselho Municipal de Meio Ambiente em parceria com a Sociedade Brasileira de Arborização Urbana - SBAU. As atividades estão acontecendo no hotel Imigrantes de forma presencial e também online. O evento acontece nesta quinta(21) e sexta-feira(22).

O objetivo do fórum é desenvolver a economia local, promover difusão do conhecimento e a troca de experiências técnicas, incentivar melhorias ambientais, fomentar o turismo e promover o desenvolvimento local e regional. Depois de concorrer com Caxias do Sul, Santa Rosa foi o município escolhido para sediar o evento. Durante a abertura o Secretário de Meio Ambiente João Carlos Dorneles, destacou a importância da qualificação dos profissionais que atuam na área e também do cuidado com o meio ambiente, “Temos como foco a mudança de conceitos em relação ao meio ambiente e arborização urbana para trazer mais qualidade de vida aos cidadãos santa-rosenses”.

A XII edição do Fórum tem como tema: "Insolação e Sombra: dilema cultural". Nesta quinta-feira (21), o evento iniciou com palestras e debates que seguem durante o dia. Os principais assuntos que estão sendo tratados são: histórico ambiental de Santa Rosa, arborização, sombreamento e conforto ambiental térmico, educação ambiental e arborização urbana, ações de responsabilidade social e uso de tecnologias voltadas para a arborização urbana, legislação federal, estadual e municipal aplicada à arborização urbana, conflitos com elementos urbanos e poda e uso de espécies nativas em arborização urbana. Durante a abertura que contou com a presença de diversas autoridades, o Prefeito Anderson Mantei, abordou o quanto ter um quadro técnico na prefeitura é essencial, “Buscamos ter profissionais técnicos para avançar ainda mais com nossas atividades, e a qualificação do quadro de servidores também faz parte do nosso planejamento, pois são com atividades como essa, que conseguimos evoluir ainda mais no serviço prestado para a comunidade”.

A Engenheira Florestal, da prefeitura, Ana Paula Jung, palestrou sobre o histórico da arborização em Santa Rosa e sobre os procedimentos que são adotados hoje no município. Seu Nilson Guidolin também falou sobre a árvore lunar. As atividades seguem durante a tarde. Na sexta-feira (22), os participantes vão ter atividades práticas, oficina de manejo de árvores, palestras e debates. Na parte da tarde vão fazer um City Tour em pontos turísticos da cidade e uma visita técnica ao parque de exposições para conhecer a Árvore Lunar. O Fórum integra os arboriculturistas do Rio Grande do Sul e pela tradição de excelentes debates, atrai também profissionais de várias áreas e diferentes estados do Brasil.
Secretaria Municipal de Comunicação
(comunicacao@santarosa.rs.gov.br) - (55) 3511 - 5101