19 de Outubro de 2021
Abertura da 16ª Feira do Livro de Santa Rosa
O Centro Cultural foi palco de um belo evento na manhã desta terça-feira, (19). Pela primeira vez, depois das obras, a comunidade pode utilizar o espaço para promover cultura. A abertura da 16ª Feira do Livro aconteceu com participação das escolas, autoridades, homenageados e livreiros. Com o slogan, “Livro, curta esta ideia”, esta edição da feira vai ter o lançamento de 27 novas obras literárias. Os novos livros abordam diferentes gêneros textuais: adultos, infantis e infanto-juvenis.

A 16ª Feira do Livro tem como patrono, o senhor Leopoldo Justino Girardi. Com diversas graduações, o advogado, juiz, professor, desde sua formação inicial, sempre teve um grande vínculo com a literatura. Possui 10 livros publicados e realizou na manhã desta terça-feira o lançamento de mais uma obra: “Facetas da Verdade”. Durante a abertura da Feira, o patrono destacou a importância da literatura e quanto o livro pode desenvolver uma sociedade.
A escritora homenageada desta edição, pela primeira vez, é santa-rosense. A escritora Débora Rodrigues é a homenageada por sua trajetória literária. Iniciou sua carreira em 2006, com livros infantis e obras de poesia. Uma trajetória de 17 anos na área literária e cultural, que acumula prêmios nacionais e internacionais: teve duas poesias classificadas em 2006, no Concurso “Dar Voz à Poesia”, em Ovar, Portugal. Nesse mesmo ano, recebeu uma Menção Honrosa pela Câmara de Vereadores de Santa Rosa. Vai lançar a segunda edição de seu livro: “Um Gato de Sorte” na 16ª Feira do Livro.

O Prefeito Anderson Mantei também destacou a relevância da leitura, especialmente para os jovens estudantes, “Precisamos cada vez mais estimular a leitura, principalmente hoje em tempos de celular, temos eu mostrar para nossos jovens o quanto um livro pode modificar sua trajetória”. A Feira é organizada pela Prefeitura Municipal, através da Secretaria Municipal de Educação e Cultura. Nessa edição, vai ser distribuído um vale-livro para alunos e professores da rede municipal de ensino, “Queremos cada vez mais incentivar e democratizar o acesso à leitura”, ressalta Secretária de educação, Lires Zimmemann. A programação da Feira vai até sábado (23) e vai contar com mais de 60 interações nas escolas, além de painéis. A solenidade de encerramento vai ser realizada no sábado, às 17h00 no Centro Cultural professor Fioravante Pedrazzani.
Secretaria Municipal de Comunicação
(comunicacao@santarosa.rs.gov.br) - (55) 3511 - 5101