4 de Outubro de 2021
Outubro Rosa: um mês para conscientizar, prevenir e se cuidar
A programação vai acontecer de 04 a 29 de outubro
O mês de outubro é marcado pelo Movimento Internacional de Conscientização para o Controle do Câncer de Mama. A Prefeitura, através da Assessoria de Políticas para as Mulheres, em parceria com entidades e instituições, programou diversas atividades para este mês. A programação vai acontecer de 04 a 29 de outubro.
A abertura oficial aconteceu nesta segunda-feira (04), na Escola Municipal Santa Rosa de Lima, com uma palestra para os alunos. Durante o dia, foram realizadas palestras sobre a prevenção ao câncer de mama na localidade de Candeia e no Conselho do Clube de Mães. O objetivo da campanha é conscientizar e alertar as mulheres e a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama. Entre as atividades do mês, serão realizadas palestras, rodas de conversa, pedágio com folhetos de prevenção e conscientização, confraternização, atividades físicas, entre outras.

Na terça-feira (05), será realizada uma palestra sobre a prevenção ao câncer de mama. O encontro vai ser no Lajeado Manchinha. Na quarta-feira (06), a palestra é para os alunos da Escola Estadual Mercedes Motta com o tema "Se toque". No mesmo dia, vai acontecer a palestra sobre prevenção ao câncer de mama para as mulheres associadas da Coopermil, na localidade do Faxinal. Na quinta-feira (07), as mulheres atendidas pelo CRAS Aldi Pedro Brandão vão participar de uma roda de conversa. No período da noite, vai acontecer uma palestra/chá para as mulheres, com o tema: "Quem ama se cuida", no clube Ipiranga, do bairro Sulina.
Na sexta-feira (08), os alunos da Escola Municipal Fernando Albino da Rosa vão ter a palestra com o tema "Se toque". Na parte da tarde, as servidoras municipais vão participar de uma fala sobre o tema: “Ame-se, previna-se”. Na segunda-feira (11), será palestrado sobre a saúde da mulher, no Conselho do Clube de Mães. Na segunda-feira (18), a palestra vai ser sobre a prevenção ao câncer de mama, na localidade da Linha Boa Vista. Na terça-feira (19), os alunos da Escola Municipal Santa Rosa de Lima vão realizar um pedágio com distribuição de folhetos sobre os cuidados e a prevenção ao tratamento do câncer de mama. Na quarta-feira (20), a escola estadual Mercedes Motta vai realizar um pedágio com folhetos explicativos. Na parte da tarde, o CRAS Vó Maria Pedrazza vai realizar uma palestra sobre prevenção ao câncer de mama.

Na sexta-feira (22), o pedágio informativo será com a Escola Municipal Fernando Albino da Rosa. No mesmo dia, a partir das 17h, vai acontecer a Carreata do Outubro Rosa. A saída da carreata será em Cruzeiro, após a empresa Toda Hora. Na terça-feira (26), vai acontecer uma palestra sobre prevenção e autocuidado que vai estar aberta para a comunidade. O encontro será no Clube Concórdia. Já na quarta-feira (27), será realizada uma confraternização com palestra, atividades lúdicas e recreativas. O evento vai acontecer na Sociedade Esportiva e Recreativa do Cisne. A partir, das 20h do mesmo dia, também vai ser realizada a tradicional Festa da Noite do Rosa, que está na 7ª edição.
O encerramento da programação do Outubro Rosa, será na sexta-feira (29), no Clube Concórdia, a partir das 19h30min. Com a temática: "Mulher preciosa e singular", o evento vai contar com palestras, chá para as mulheres e apresentações de sax e violino solo.

Secretaria Municipal de Comunicação
(comunicacao@santarosa.rs.gov.br) - (55) 3511 - 5101