24 de Setembro de 2021
1º Seminário Estadual do Transtorno do Espectro Autista
Durante a programação, serão tratados diversos temas com referência ao autismo
O Transtorno do Espectro Autista (TEA), popularmente conhecido como autismo, é um distúrbio do desenvolvimento que acomete, em média, uma a cada 59 crianças. Segundo a Organização Mundial de Saúde – (OMS), o autismo afeta 70 milhões de pessoas no mundo. Apesar dos avanços científicos, existem muitos desafios ligados a essa condição. Pensando nisso, a Prefeitura, através da FUMSSAR vai realizar no dia 28 de setembro, o 1º Seminário Estadual do Transtorno do Espectro Autista (TEA) em Santa Rosa.

O evento terá a participação da Sra. Ana Costa, Secretária de Saúde Adjunta da SES/RS e representantes de diversos municípios do estado. Durante a programação, serão tratados diversos temas com referência ao autismo. A neuropediatra, Dra. Raquel Binkowski vai palestrar sobre o tema: "Transtorno do Espectro Autista: do diagnóstico ao tratamento - Aspectos Médicos" e a equipe do Centro Macrorregional de Referência em Transtorno do Espectro do Autismo vai falar sobre o desenvolvimento da pessoa com Autismo. Além disso, o Seminário vai contar com apresentação artística e a presença de diversas autoridades e entidades ligadas ao tratamento de pessoas com autismo.

Para o presidente da FUMSSAR, Délcio Stefan, esta é uma oportunidade de mostrar para Santa Rosa e para o estado, o trabalho que está sendo feito e que vai ser realizado pelo Centro Macrorregional em TEA, “Estamos muito contentes de trazer para Santa Rosa mais esta referência, para o tratamento de pessoas com autismo. Nosso objetivo é buscar sempre o melhor para os nossos usuários e famílias, aperfeiçoando nossos serviços e auxiliando através do matriciamento, os municípios da nossa macrorregião”. O seminário terá início às 09 horas, na terça-feira (28), o evento será no Centro Cívico Cultural Antônio Carlos Borges. Será realizada também, a transmissão online, através da plataforma Youtube, no canal do Centro Macrorregional em TEA, de Santa Rosa.

*As inscrições para participar presencialmente ou online, do 1º Seminário Estadual do Transtorno do Espectro Autista, podem ser realizadas pelo link: https://forms.gle/hscc4hagqjf1swpr8
Secretaria Municipal de Comunicação
(comunicacao@santarosa.rs.gov.br) - (55) 3511 - 5101