17 de Setembro de 2021
Processo Digital para aquisição de óculos é implementado na FUMSSAR
Os pacientes que precisam de óculos agora podem realizar o pedido de forma digital. Nesta semana, a equipe do setor de Material e Patrimônio da FUMSSAR apresentou o novo formato de serviço. De forma mais ágil, este é mais um serviço que passa a ser realizado de forma digital na Fundação. Ele também faz parte do Planejamento Estratégico do Governo Municipal.
Após realizar consulta, pacientes encaminhados para a Fundação de Saúde, através das Unidades Básicas, abrem um processo de forma digital. O óculos é fornecido de forma gratuita, conforme a receita do profissional médico. O processo foi apresentado nesta semana através do servidor Dionisio Raquiel Nunes.

Antes, a abertura incluía cópias de documentos, encaminhamento de exames e atestados, todos impressos, o que formava uma pasta de documentos de cada paciente. Com esta ferramenta, será possível agilizar a solicitação, que será feita online pelo setor de protocolo da fundação. O Presidente da FUMSSAR, Délcio Stefan destaca a importância de cada vez mais, os serviços que antes eram totalmente físicos, serem agora digitais, “Esta nova ferramenta agiliza e transforma a burocracia do papel em um processo totalmente digital, seguro e rápido”.

O encaminhamento para a solicitação de óculos pelo SUS é feito através da UBS, que direciona o paciente ou seu responsável, caso seja menor de idade para a fundação de saúde. Ao abrir um novo processo, o paciente é identificado através do banco de dados do sistema de saúde municipal, onde seus dados são inseridos no protocolo. O exame médico, obrigatoriamente será escaneado e anexado no processo digital. Em sequência, será emitida uma autorização digital para que o paciente se dirija até a empresa vencedora da licitação, para a confecção do óculos. Além, da agilidade que o processo digital oferece, outro benefício apresentado é a economia de recursos. Segundo o Diretor Administrativo da FUMSSAR, Rogério Silva Santos, a economia pode chegar a R$ 10.000,00 por ano, “Vamos ter uma grande economia com a implementação do processo digital, através da redução do custo de impressão e de material que antes era empregado, sem contar, o tempo que será reduzido e os controles internos que serão mais eficientes”.

Na segunda etapa, após a implementação do processo, será possível medir os indicadores usados no processo manual em comparação ao processo digital. Também será possível realizar o aperfeiçoamento do próprio processo, para verificar a efetiva economia de custos.
Secretaria Municipal de Comunicação
(comunicacao@santarosa.rs.gov.br) - (55) 3511 - 5101