9 de Setembro de 2021
Definido Plano Municipal de Saúde
O Plano Municipal de Saúde deve, por lei, ser aprovado pelo Conselho Municipal de Saúde. Esse documento tem como objetivo sistematizar as proposições e demandas da política municipal de saúde. O prazo de vigência é de 4 anos.

A elaboração do Plano Municipal de Saúde deste ano, ocorreu ao longo dos últimos 60 dias. Foram diversas reuniões com a gestão e com a comissão formada por representantes dos usuários, trabalhadores de saúde e prestadores de serviço. Também foram desenvolvidas reuniões abertas com demais conselheiros e comunidade. Essa integração das instituições para discussão tem sido solicitada pelo prefeito Anderson, “Queremos que todos se envolvam no processo e que possam sempre contribuir com seu conhecimento sobre a área, pois essas discussões só engrandecem nosso trabalho”. O plano teve como base as últimas 2 conferências municipais (12ª e 13ª) com participação ampla da sociedade. Também foi levado em conta, o Plano Plurianual (2022 a 2025) e demais demandas e prioridades existentes no âmbito da saúde.

O Plano Municipal de Saúde, foi bastante discutido, segundo o Secretário de Gestão, Ademir Rosa, “Tivemos diversas sugestões, tanto nas ações como em indicadores e metas. Também é importante salientar que conseguimos concluir dentro do prazo previsto, o que reforça o compromisso da Gestão com as datas propostas”. O Plano foi apresentado ao Conselho Municipal de Saúde e aprovado por unanimidade. Em breve será anexado em meio eletrônico no Sistema DIGISUS e divulgado através do site da Prefeitura e da FUMSSAR.
Secretaria Municipal de Comunicação
(comunicacao@santarosa.rs.gov.br) - (55) 3511 - 5101