11 de Agosto de 2021
Projeto Papo 90 é lançado no Aniversário do Município
No dia em que Santa Rosa celebrou 90 anos de emancipação político-administrativa, a comunidade foi presenteada com a oportunidade única de acessar depoimentos que revelam a história de Santa Rosa. A apresentação do Projeto Papo 90 – Resgatando nossa História ocorreu nesta terça-feira(10), no Centro Cívico. Foram seguidos todos os protocolos sanitários em função da pandemia da Covid-19.

Os participantes foram recepcionados com a apresentação dos músicos Vilson Kunzler e Vinicius. Na cerimônia de abertura foram saudados pelo presidente do 34º Encontro Estadual de Hortigranjeiros, Marcos Servat, pelo presidente da Câmara de Vereadores, Máximo Martins e pelo prefeito de Santa Rosa, Anderson Mantei, “Temos muito orgulho dessa cidade progressista, pujante e que tem um povo trabalhador que luta por uma cidade ainda melhor”, destaca Mantei.

A cerimônia foi abrilhantada também com apresentações da Banda Municipal de Santa Rosa e do saxofonista Ton Dejavitte. Um dos principais momentos da noite foi a palestra da professora Teresa Christensen, revelando fatos marcantes dos tempos da Colônia 14 de julho até a emancipação de Santa Rosa. Também foi uma noite de homenagens àqueles que se envolveram na realização do projeto, apoiaram e contribuíram com seus depoimentos.

O resultado das gravações realizadas entre maio e julho de 2021, tendo como palco o Sesc de Santa Rosa, pode ser conferido através das redes sociais Facebook e Youtube “Papo 90 – Resgatando nossa História”. No primeiro dia, a comunidade pode acessar 30 das entrevistas, que revelam aspectos desde a fundação da Colônia até os bastidores da emancipação, os primeiros tempos do município e o que contam alguns dos ex-prefeitos. Diariamente, após o dia 10 de agosto, serão disponibilizados três vídeos até que a comunidade possa ter acesso integral aos 90 depoimentos oficiais e outros enviados voluntariamente por pessoas de notório reconhecimento público.

Com engajamento do Encontro Estadual de Hortigranjeiros, o projeto foi aprovado pela LIC, com financiamento do Pró Cultura RS, produção cultural da Lucano Cultura e Marketing e patrocínio da Cotrirosa e da Coopermil. Em parceria com o Hortigranjeiros, um grupo de voluntários também esteve engajado para contribuir com a construção do projeto. Ainda, o desenvolvimento das atividades recebeu apoio da Prefeitura, Secretaria Municipal de Educação e Cultura, Associação dos Produtores de Hortigranjeiros de Santa Rosa (Aphrorosa), Emater/RS-Ascar, Sesc, Sygo, Acordare e imprensa.
Secretaria Municipal de Comunicação
(comunicacao@santarosa.rs.gov.br) - (55) 3511 - 5101