5 de Julho de 2021
Jovem de Santa Rosa é a única selecionada no estado para Juventude Empreendedora
No último mês aconteceu o Juventude Empreendedora. Um curso online e gratuito para jovens empreendedores realizado pelo CONJUVE. A Secretaria Municipal de Educação e o Sicredi estiveram envolvidos no projeto. Sessenta jovens foram selecionados no país, sendo apenas um do estado. A santa-rosense Bruna Ester Grumicker Pereira foi a única gaúcha selecionada para iniciar seu projeto na incubadora.

Bruna é formada em Engenharia ambiental e sanitária pela Universidade Federal da Fronteira Sul. Ela viu a divulgação do curso através das redes sociais da Prefeitura e resolveu se inscrever. O curso teve duração de uma semana e contou com certificação. Como sua área de atuação é voltada ao meio ambiente, o projeto será construído para resolver a problemática dos resíduos recicláveis. A ideia surgiu do seu interesse em resolver um problema e contribuir com o município, “Fiquei surpresa quando vi meu nome na lista e ao mesmo tempo emocionada de saber que entre tantas ideias a minha tem potencial para dar certo. Espero conseguir parcerias para viabilizar e tirar do papel o projeto, e assim, trazer benefícios para o município. Para mim a educação ambiental tem o poder de transformar a economia de uma cidade”.

Foram mais de 120 inscrições só no município. As inscrições aconteceram em toda região. A capacitação abordou finanças, comunicação online e offline, gestão de pessoas, entre outros. O projeto também contou com dicas, e guias práticos para auxiliar no enfrentamento de crise e encontrar uma nova oportunidade de geração de renda em 2021. Foram mais de 40 mil inscritos no país e mais de 10 mil ideias apresentadas para a seleção de incubação gratuita que terá duração de 90 dias. Todos os inscritos tiveram acesso a sala de aula virtual com professor e interprete de libras.

Durante o curso os jovens realizaram tarefas e construíram ideias para seus projetos. Todas as ideias selecionadas terão andamento através da consultoria dos mentores da Besouro – Agência de Fomento Social. Para desenvolver os projetos o curso utiliza a metodologia “by necessity”, Empreendedorismo de Necessidade. A mesma é comprovada com sucesso em mais de 8 países.
Secretaria Municipal de Comunicação
(comunicacao@santarosa.rs.gov.br) - (55) 3511 - 5101