24 de Junho de 2021
Mais alvarás liberados em 6 meses do que em todo 2020
Na Prefeitura, nos seis primeiros meses já foram liberados 620 alvarás
Dentro do Planejamento Estratégico do Governo Municipal está o projeto de Desburocratização. Para isso, diversos processos já foram alterados e novos decretos assinados, desde o início do ano, para agilizar o trabalho e as liberações na Prefeitura. Os resultados já são percebidos pela comunidade, em especial na Secretaria de Planejamento.

Com a alteração do Código de Obras e a implantação do Manual de Análises de Projetos, o processo para liberação dos alvarás de construção, legalização, demolição, ampliação, entre outros, foi agilizado. A arquiteta e Urbanista Cicilia Liberali destaca o quanto essa mudança de processo já impactou, e lembra que Barão de Mauá dizia que o melhor programa econômico do governo é não atrapalhar aqueles que produzem, investem, poupam, empregam, trabalham e consomem, “Dentro desta ótica, temos visto o novo governo Mantei e Taquari pautando suas ações. Desburocratizando, simplificando, tirando os excessos e mantendo a essência. O caminho é longo e ajustes ainda precisam ser feitos. Mas já sentimos todos os dias o reflexo desta caminhada nas áreas de Planejamento e Fiscalização”.

Na Prefeitura, nos seis primeiros meses já foram liberados 620 alvarás, praticamente o mesmo número que em todo o ano passado, quando foram concedidos 659 alvarás. Além da agilidade, o Secretário de Planejamento, Cláudio Franke destaca que o setor da construção está mais aquecido, “Estamos conseguindo colocar em dia vários processos que estavam parados, e também, agilizar a liberação das novas solicitações com rapidez”. O secretário destaca ainda que a construção civil é um dos setores que mais rapidamente retorna para a população com geração de emprego e renda e que agilizar esse processo é uma determinação de Anderson Mantei desde o primeiro dia de trabalho.

O Prefeito reforça o quanto o empenho de toda equipe de funcionários foi fundamental para chegar nesse estágio, “Todos estão empenhados e trabalhando muito para que possamos, o mais rápido possível, agilizar as obras e com isso fomentar ainda mais o setor da construção com geração de emprego e renda”. Hoje a Prefeitura recebe 4 novos projetos por dia. O que em média vai representar mais de 900 alvarás em 2021.
Secretaria Municipal de Comunicação
(comunicacao@santarosa.rs.gov.br) - (55) 3511 - 5101