25 de Maio de 2021
FUMSSAR disponibiliza atendimento pediátrico

A Fundação Municipal de Saúde de Santa Rosa oferece atendimento pediátrico no Centro de Especialidades. Além da consulta com o pediatra, o paciente recebe um atendimento multiprofissional na Unidade Básica de Saúde. Em média são realizadas 08 consultas no turno da manhã, todos os dias, de segunda a sexta-feira, das 07h30 às 11h30, mediante agendamento.

Quando uma criança é levada até a UBS, ela recebe avaliação dos profissionais da saúde: técnico de enfermagem, enfermeiro e do médico de família. Após esta avaliação, se necessário, a criança é encaminhada para consulta com o pediatra no Centro de Especialidades. O médico Fábio Antônio Queruz, pediatra da FUMSSAR é o profissional que oferece esse atendimento pediátrico.

Nas segundas-feiras, no turno da tarde, o pediatra atende pacientes egressos da UTI Neonatal, que recebem um atendimento personalizado devido à complexidade de seu quadro médico. Outro serviço disponibilizado pela fundação é o matriciamento. Em algumas tardes da semana, o pediatra assessora os profissionais de saúde das UBS’s no diagnóstico e tratamento de alguns pacientes. Para o presidente da FUMSSAR, Délcio Stefan, o matriciamento é uma excelente ferramenta para o período em que estamos vivendo. “As consultas à distância garantem em tempos de pandemia, que se mantenha o compromisso de atender os usuários, sem colocar pacientes, nem profissionais em risco. Também prioriza no consultório aqueles pacientes que estão com uma situação mais delicada e que necessariamente precisam de uma consulta presencial com o pediatra”.

Na visão do pediatra Fábio, o matriciamento é também, uma alternativa para as consultas de rotina e casos com sintomas leves. Através dele, também existe o benefício de que vários profissionais em conjunto avaliam o paciente, resultando em um diagnóstico e tratamento mais corretos, “Em uma das situações, avaliei uma lesão de pele de uma criança. O matriciamento oferece a opção de ver fotos do paciente, áudios do enfermeiro/médico que está atendendo esta criança e, a partir disso, fazer a avaliação geral dela. Além disso, é possível acessar todo o prontuário do paciente, com isso conseguimos dar uma orientação mais assertiva de tratamento”.
O atendimento pediátrico é realizado para crianças de 0 a 12 anos. A partir desta idade, o paciente já pode consultar com o médico clínico geral. O Centro de Especialidades fica no prédio da FUMSSAR, localizado na Rua Dr. Francisco Timm, 480, Centro - Santa Rosa.
Secretaria Municipal de Comunicação
(comunicacao@santarosa.rs.gov.br) - (55) 3511 - 5101