19 de Maio de 2021
18 de Maio - Dia Nacional da Luta Antimanicomial
A FUMSSAR e o CAPS II comemoraram ontem, dia 18 de maio, o Dia Nacional da Luta Antimanicomial. Esse movimento reafirma a luta pela conquista dos direitos das pessoas em sofrimento mental. A data é importante para reforçar os direitos à liberdade, ao convívio social e ao tratamento dessas pessoas.

O Movimento Antimanicomial faz lembrar que, como qualquer cidadão, pessoas com transtornos mentais, têm o direito fundamental à liberdade, o direito a viver em sociedade, além do direito a receber cuidado e tratamento, sem que para isto tenham que abrir mão de seu lugar como cidadãos. A assistente social e Coordenadora do CAPS II – Novo Rumo, Marília Wilges comenta a importância da data "Os serviços de saúde mental devem ser reconhecidos como propulsores da Reforma Psiquiátrica. O CAPS tem suas ações baseadas na promoção da saúde, na valorização do sujeito e no tratamento, objetivando que a família e a sociedade assumam seu papel na atenção e no apoio ao indivíduo com sofrimento psíquico, com ênfase na recuperação da sua cidadania.

Todos os anos, o CAPS II realiza eventos para comemorar esta data, juntamente com seus usuários. Devido à pandemia, esse ano foi necessário criar estratégias para celebrar esse dia tão significativo para a saúde mental. Sendo assim, os profissionais do CAPS II - Novo Rumo levaram até seus usuários, através de visita domiciliar, uma mensagem lembrando a importância dessa data na vida dessas pessoas.
O CAPS II – Novo Rumo atende todo o munícipio de Santa Rosa. O horário de atendimento é das 08h00 às 18h00 sem fechar ao meio-dia de segunda a sexta-feira. O Centro fica localizado na Avenida Santa Cruz, 33, Centro, Santa Rosa.
Secretaria Municipal de Comunicação
(comunicacao@santarosa.rs.gov.br) - (55) 3511 - 5101