30 de Abril de 2021
FUMSSAR realiza trabalho com usuários de drogas e álcool
O cuidado com a saúde mental, nesse período de covid, tem sido intensificado. A pandemia afetou o mundo de diversas maneiras, gerando diferentes efeitos psicológicos nas pessoas, como ansiedade, estresse, insegurança, incerteza e solidão. Em Santa Rosa, a incidência do uso de drogas e álcool, nesse período, aumentou de forma significativa, e por isso, as ações foram intensificadas.

Se sentir triste, entediado ou ansioso pode criar o “cenário perfeito” para iniciar ou aumentar o uso de álcool e outras drogas, ou mesmo favorecer uma recaída em alguém que já não utilizava mais determinada droga.
Em Santa Rosa, existe um local adequado e preparado para dar toda a assistência necessária as pessoas dependentes de álcool e outras drogas. O Centro de Atenção Psicossocial - Álcool e Drogas - CAPS AD Movimento é um serviço especializado em saúde mental que atende pessoas com problemas decorrentes do uso ou abuso de álcool ou drogas, visando à reabilitação e reinserção na sociedade.

A FUMSSAR, através do CAPS desenvolve diversas atividades a fim de promover a reintegração do dependente químico na comunidade e sua reinserção familiar e social. Para isso a FUMSSAR conta com uma equipe multidisciplinar formada por: 01 Assistente Social, 01 Enfermeiro, 01 Médico Psiquiatra, 01 Psicólogo, 01 Terapeuta Ocupacional, 02 Técnicos em Enfermagem, 01 Estagiário e 01 Vigilante.
O CAPS AD – Movimento é um serviço ambulatorial de atenção diária que presta assistência aos pacientes. Segundo o presidente da Fundação, Délcio Stefan, esse é um atendimento bem completo, “Contamos com atendimento, com psicoterapia individual e em grupo, oficinas terapêuticas e operativas, visita domiciliar, atendimento à família, além de encaminhamentos para internações e atividades comunitárias. Nosso foco é na reintegração do usuário na comunidade e sua reinserção familiar e social”.

O Centro realiza cerca de 350 atendimentos mensais. A intenção é priorizar o resgate da cidadania, o protagonismo e a reinserção do usuário de substâncias psicoativas. A Assistente Social e Coordenadora do CAPS AD – Movimento, Márcia Dineia Quinsani destaca a facilidade do acesso, “Os usuários possuem acesso direto ao serviço, o que facilita e desburocratiza o atendimento de sua demanda”.
O CAPS AD – Movimento atende todo o munícipio de Santa Rosa(todas as faixas etárias). O horário de atendimento é das 08H às 18H sem fechar ao meio-dia de segunda a sexta-feira. O Centro fica localizado na Av. Flores da Cunha, 1321, Cruzeiro, Santa Rosa e o telefone para contato é o (55) 3513-5158.
Secretaria Municipal de Comunicação
(comunicacao@santarosa.rs.gov.br) - (55) 3511 - 5101