4 de Fevereiro de 2021
Aulas na Rede Municipal começam nos próximos dias
Semana de formação aos professores municipais

Para os professores municipais as atividades do ano letivo 2021 já começaram. Antes da volta às aulas, como é hábito em Santa Rosa, todos participam de uma agenda de formação. Desta vez, o processo de capacitação é realizado de formato virtual utilizando a plataforma digital Youtube. As palestras tiveram início na manhã de quarta-feira, 03, e se estendem até sexta-feira.
A abertura da formação esteve a cargo de Roger Tonon que abordou “Motivados pela excelência, juntos somos melhores que sozinhos”. Na quinta-feira(04), Celso Antunes falou aos professores das EMEFs sobre “As novas maneiras de ensinar, novas formas de aprender” e aos educadores das EMEIs sobre “Como educar em tempos líquidos, brincar e estimular o cérebro infantil”. No mesmo dia, voltada a outras turmas, Evelise Romero abordou, para as EMEIs, “A educação infantil no novo cenário: campos de experiência e os direitos da aprendizagem” e às equipes das séries iniciais das EMEFs falará sobre “Habilidades de leitura e escrita e as possibilidades do ensino híbrido”.
Também neste segundo dia de formação a educadora Carina Escabora Campos fez uma abordagem sobre “Progressão de habilidades: um olhar que ressignifica o planejamento” voltada aos professores das EMEFs. Os anos finais do ensino fundamental trabalharam com o foco “Ensino híbrido: possibilidades e desenvolvimento de habilidades”, com argumentação de Kamil Giglio. O processo de formação vai ser encerrado na sexta-feira(05), com Kamil Giglio sobre “Metodologias ativas na educação infantil”.

Aulas na Rede Municipal começam nos próximos dias

As EMEIs voltam às aulas na segunda-feira(08), e as escolas de Ensino Fundamental vão ter início no dia 17. Aproximadamente 06 mil crianças e adolescentes estão matriculados na rede municipal de ensino de Santa Rosa. São 2.390 estudantes nas EMEIs (0 a 5 anos) e 4.034 inscritos nas EMEFs. Aos poucos, boa parte dos alunos volta às atividades regulares, inclusive presenciais.
Pais que querem os filhos de volta às salas de aula procuraram as escolas e assinaram o termo de responsabilidade. Quem optar por enviar os estudantes somente mais tarde não precisa fazer o procedimento agora, porém as vagas estão asseguradas aos que se matricularam. Inicialmente, o processo educativo será de ensino híbrido, presencial e EAD, porém não pode exceder a 50% de lotação nos ambientes de aula.
“Temos todo um planejamento e uma logística detalhada, porém esperamos concluir esta etapa dos termos de responsabilidade para saber quantos alunos voltarão efetivamente. Esse dado é essencial para definir o restante das ações com transporte, merenda e horários de atendimento”, explicou a Secretária de Desenvolvimento Educacional Lires Zimmermann Führ.
Para dar conta da demanda a Secretaria de Desenvolvimento Educacional mantém 19 escolas infantis (EMEIs) e 14 escolas de nível fundamental completo (EMEFs). Ao todo, são cerca de 450 professores, mas a lista de profissionais lotados na Educação chega a 900 servidores em toda sua estrutura de atendimentos.
Secretaria Municipal de Comunicação
(comunicacao@santarosa.rs.gov.br) - (55) 3511 - 5101