Prefeitura Municipal de Santa Rosa/RS
Avenida Expedicionário Weber, 2983
CEP: 98789-000 - Bairro Cruzeiro
(55) 3511-5100
www.santarosa.rs.gov.br

 
 
 
ATENÇÃO:
Esta é a versão antiga do site da Prefeitura Municipal de Santa Rosa/RS, disponível apenas para consulta. Desde 23/08/2022 o novo site encontra-se disponível no link abaixo:
 
Notícias
4 de Fevereiro de 2021
Aulas na Rede Municipal começam nos próximos dias
Aulas na Rede Municipal começam nos próximos dias
[Clique na foto para ampliar]
Semana de formação aos professores municipais

Para os professores municipais as atividades do ano letivo 2021 já começaram. Antes da volta às aulas, como é hábito em Santa Rosa, todos participam de uma agenda de formação. Desta vez, o processo de capacitação é realizado de formato virtual utilizando a plataforma digital Youtube. As palestras tiveram início na manhã de quarta-feira, 03, e se estendem até sexta-feira.
A abertura da formação esteve a cargo de Roger Tonon que abordou “Motivados pela excelência, juntos somos melhores que sozinhos”. Na quinta-feira(04), Celso Antunes falou aos professores das EMEFs sobre “As novas maneiras de ensinar, novas formas de aprender” e aos educadores das EMEIs sobre “Como educar em tempos líquidos, brincar e estimular o cérebro infantil”. No mesmo dia, voltada a outras turmas, Evelise Romero abordou, para as EMEIs, “A educação infantil no novo cenário: campos de experiência e os direitos da aprendizagem” e às equipes das séries iniciais das EMEFs falará sobre “Habilidades de leitura e escrita e as possibilidades do ensino híbrido”.
Também neste segundo dia de formação a educadora Carina Escabora Campos fez uma abordagem sobre “Progressão de habilidades: um olhar que ressignifica o planejamento” voltada aos professores das EMEFs. Os anos finais do ensino fundamental trabalharam com o foco “Ensino híbrido: possibilidades e desenvolvimento de habilidades”, com argumentação de Kamil Giglio. O processo de formação vai ser encerrado na sexta-feira(05), com Kamil Giglio sobre “Metodologias ativas na educação infantil”.



Aulas na Rede Municipal começam nos próximos dias

As EMEIs voltam às aulas na segunda-feira(08), e as escolas de Ensino Fundamental vão ter início no dia 17. Aproximadamente 06 mil crianças e adolescentes estão matriculados na rede municipal de ensino de Santa Rosa. São 2.390 estudantes nas EMEIs (0 a 5 anos) e 4.034 inscritos nas EMEFs. Aos poucos, boa parte dos alunos volta às atividades regulares, inclusive presenciais.
Pais que querem os filhos de volta às salas de aula procuraram as escolas e assinaram o termo de responsabilidade. Quem optar por enviar os estudantes somente mais tarde não precisa fazer o procedimento agora, porém as vagas estão asseguradas aos que se matricularam. Inicialmente, o processo educativo será de ensino híbrido, presencial e EAD, porém não pode exceder a 50% de lotação nos ambientes de aula.
“Temos todo um planejamento e uma logística detalhada, porém esperamos concluir esta etapa dos termos de responsabilidade para saber quantos alunos voltarão efetivamente. Esse dado é essencial para definir o restante das ações com transporte, merenda e horários de atendimento”, explicou a Secretária de Desenvolvimento Educacional Lires Zimmermann Führ.
Para dar conta da demanda a Secretaria de Desenvolvimento Educacional mantém 19 escolas infantis (EMEIs) e 14 escolas de nível fundamental completo (EMEFs). Ao todo, são cerca de 450 professores, mas a lista de profissionais lotados na Educação chega a 900 servidores em toda sua estrutura de atendimentos.
Publicado por:
Secretaria Municipal de Comunicação
(comunicacao@santarosa.rs.gov.br) - (55) 3511 - 5101
em 04/02/2021 às 17h 39min 59s

Imprimir Notícia
Número de leituras: 1.193

Endereço da página:

Notícias mais lidas nos últimos dias:
Ver Índice Geral de Notícias