5 de Agosto de 2020
O Coe Municipal está em pleno funcionamento
O Município criou o COE - Centro de Operações de Emergência.

O Município de Santa Rosa desde o início da pandemia vem tomando decisões e estabelecendo normas e medidas para que a comunidade tenha o cuidado necessário diante da disseminação do Covid-19. Diante disso o Governo Municipal estabeleceu O Plano de Prevenção de Segurança e Contingência ao Enfrentamento do Covid-19 para Escolas da Rede Municipal de Santa Rosa.
Considerando a possibilidade de retorno das atividades educacionais nas escolas e seguindo as orientações do governo do estado que autorizou a partir de 15 de junho o retorno das atividades dos Cursos Livres, o município criou o COE - Centro de Operações de Emergência. O COE Municipal é composto por cinco componentes, três representantes da Administração e duas representantes indicadas pelas escolas privadas do município. Uma das principais atribuições do COE é orientar as instituições para que elaborem e cumpram com o Plano Contingência, e articular ações que estejam de acordo com o plano de cada estabelecimento.
Todas as instituições de Cursos Livres do município precisam entregar na Prefeitura uma cópia do Plano de Contingência contendo todas as medidas de segurança que serão adotadas para o atendimento dos alunos. Neste plano está instituído o COE -Local, que será composto por profissionais que atuarão como fiscais, para que seja cumprido o que foi estabelecido no Plano.
O COE Municipal recebeu em torno de 90% dos Planos de Contingência dos Cursos Livres do Município. Após isso, os planos são analisados e posteriormente a equipe vai a campo fazer a visita, estando em conformidade a instituição é liberada para o funcionamento.
Nesta semana o COE Municipal realizou reunião com a Vigilância Sanitária para definir as competências de cada órgão, e assim juntos realizar um trabalho de excelência.
As escolas do Município, EMEIs e EMEFs já entregaram os Planos de Contingência e estão se adaptando. As escolas de ensino privado já entregaram e já receberam seus ofícios de liberação, estando aptas a receber alunos, assim que o governador do estado liberar a volta às aulas presenciais. Segundo a secretária de desenvolvimento educacional Maria da Graça Zimmermann, Santa Rosa está sendo vista como referência no Estado.

em 05/08/2020 às 12h 14min 32s