20 de Abril de 2020
Município de Santa Rosa implanta unidades sentinelas

Município de Santa Rosa implanta unidades sentinelas para atender pessoas com síndromes gripais

Com objetivo de centralizar em pontos estratégicos os atendimentos para pessoas com síndromes gripais, a FUMSSAR implanta nesta segunda-feira(20) O Projeto Sentinela. Serão 4 UBSs que prestarão estes serviços visando a segurança dos usuários e servidores que terão equipamentos de proteção individual com atendimentos de forma completa com consultas médicas, coletas de exames e fornecimento de medicamentos nos locais.

A ação visa evitar a circulação de pacientes com suspeita de COVID- 19 nos demais serviços de saúde, evitando assim uma possível contaminação em outras pessoas. A s Unidades Sentinelas atenderão das 7h30 às 11h15 e das 13h30 às 17 horas e estão distribuídas da seguinte forma com as abrangências definidas por pontos CAPS Cruzeiro(Cruzeiro do Sul,Júlio de Oliveira,Pereira,Bela União e Candeia)- Centro(Glória,Balneária,Esperança e Beatriz/Oliveira)-Agrícola(Planalto,Auxiliadora e Sete de Setembro)- Jardim Petrópolis(Sulina, Timbaúva, Manchinha e Guia Lopes).

Segundo a Diretora de Atenção Primária, Alice klein é um serviço ofertado mais específico que além de evitar uma maior circulação de pessoas com síndromes gripais, manterá um distanciamento social preventivo ao CORONAVÍRUS. Alice destacou ainda que o objetivo é de que aos poucos as demais unidades poderão prestar outros serviços aos usuários com segurança.

Desde que surgiu a questão do COVID-19, o governo municipal vem implantando ações preventivas e de cuidado. Em janeiro foi formado O Comitê de Monitoramento e Enfrentamento da doença, recentemente uma união de forças através de um pedido à Justiça do Trabalho viabilizou a implantação da Unidade Dom Bosco para atendimento com 10 UTIs e leitos hospitalares. Na semana passada uma parceria entre a Prefeitura/ FUMSSAR e UNIJUÍ foi implantado o Tele Atendimento COVID-19, (3511-5222), com uma estrutura de dez profissionais que prestam orientações para a população, e um número de whatssapp (9 9616 00 74) que também presta atendimentos à população.

em 20/04/2020 às 09h 30min 53s