13 de Março de 2020
Inaugurado Primeiro Residencial Terapêutico do interior do Estado

Na última terça-feira, 10 de março, foi Inaugurado o Residencial Terapêutico de Santa Rosa. O novo serviço trata-se de uma residência localizada em espaço urbano para atender as necessidades de moradia de pessoas portadoras de transtornos mentais, institucionalizadas ou não.
Em todo estado existem quatro residenciais, três na Região Metropolitana, sendo que o de Santa Rosa passa a ser o primeiro do interior. Pensando na necessidade de assegurar um atendimento adequado as pessoas e com ausência de serviço desta natureza no Município de Santa Rosa, desencadeou uma iniciativa do Ministério Público em implementar uma unidade de Serviço Residencial Terapêutico na Cidade. Diante da necessidade, o projeto iniciou em uma conversa com o então Presidente da Fundação Anderson Mantei e o Promotor de Justiça Dr. Marcelo Squarça. O Executivo Municipal dispunha de um imóvel que foi desocupado no Bairro Agrícola depois de inaugurada a nova Unidade Básica de Saúde (UBS). Foi elaborado o projeto de adequação do local, coordenado pelo Departamento de Gestão Estratégica da Fundação Municipal de Saúde (FUMSSAR), com a participação efetiva da equipe do Planejamento da Prefeitura, da Promotoria Pública e do Conselho da Comunidade. O Promotor Dr. Marcelo Squarça salientou que com novo o serviço serão atendidas pessoas de Santa Rosa que hoje se encontram em municípios da região metropolitana do Estado, distantes de suas famílias, contribuindo para sua reinserção social e familiar e também poderá atender pessoas que estão em acompanhamento no município. O local foi adequado com recursos disponibilizados pelo Ministério Público, totalizando R$ 150,000,00, valor oriundo de acordo judicial celebrado pela Promotoria de Justiça Cível com estabelecimento comercial de Santa Rosa. O Prefeito https://www.facebook.com/profile.php?id=100009391560435&;__tn__=%2CdK-R-R&eid=ARCX5HBenJ2Du8G0H0cui29XrYm7XV5INiG3JZ0y7dOxFonRCruHwNpPbT6WKvGTLGEjoi6dGP1yEa-8&fref=mentions" data-hovercard="/ajax/hovercard/user.php?id=100009391560435&extragetparams=%7B%22__tn__%22%3A%22%2CdK-R-R%22%2C%22eid%22%3A%22ARCX5HBenJ2Du8G0H0cui29XrYm7XV5INiG3JZ0y7dOxFonRCruHwNpPbT6WKvGTLGEjoi6dGP1yEa-8%22%2C%22fref%22%3A%22mentions%22%7D" data-hovercard-prefer-more-content-show="1">Alcides Vicini destacou a importância da união de esforços em prol da oferta de um serviço que irá proporcionar atendimentos qualificados para as pessoas que necessitam deste tipo de serviço. O prefeito fez um relato de que a gestão tem nos últimos anos prestado serviços de qualidade,primando sempre pela aplicação correta dos recursos. A Associação Vida Plena Amor Exigente (AVIPAE) prestará os serviços de atendimento e gerenciamento do Residencial. O Presidente da entidade Padre Edegar Matos destacou que a instituição aceitou o desafio, tendo uma equipe qualificada que estará diariamente prestando os serviços necessários com muita dedicação aos usuários. A inauguração contou com as presenças de diversas autoridades civis e militares e outras lideranças.

em 13/03/2020 às 09h 29min 41s