Prefeitura Municipal de Santa Rosa/RS
Avenida Expedicionário Weber, 2983
CEP: 98789-000 - Bairro Cruzeiro
(55) 3511-5100
07h 30min às 11h 30min
13h 30min às 17h 30min

 
Notícias
31 de Dezembro de 2019
Lei que proíbe fogos “barulhentos” em Santa Rosa vai multar infratores!
Às vésperas do Réveillon, o debate sobre a Lei que proíbe queima de fogos “barulhentos” se intensifica em Santa Rosa.
[Clique na foto para ampliar]

 


 


Às vésperas do Réveillon, o debate sobre a Lei que proíbe queima de fogos “barulhentos” se intensifica em Santa Rosa. Sancionada em 29 de abril de 2019, a lei complementar nº 132 é clara ao proibir a queima de fogos com estampido, e com as festas de fim de ano, o tema ganha destaque nas diversas mídias.


A principal questão é como será feita fiscalização e quais são as penalidades para aqueles que infringirem o dispositivo legal. Cabe esclarecer que a população terá a incumbência de fazer a denúncia, seguindo o procedimento: Abertura de Ouvidoria



ATENÇÃO: para que o setor de Fiscalização de Meio Ambiente possa notificar e autuar o descumpridor da lei com multa de R$ 300,00 e o dobro em caso de reincidência, todas as informações devem ser juntadas no registro da Ouvidoria.


De acordo com o Secretário Rafael Rufino “além do problema da poluição sonora intensa, há consequências sérias e bastante desagradáveis causadas pelos ruídos das explosões, e muitas vezes até trágicas para algumas famílias, que podem e devem ser evitadas, é uma questão de respeito e bom senso”. A lei visa proteger não só os animais, mas crianças, idosos, pessoas acamadas e internadas em hospitais, pessoas com deficiência, síndrome de down, autismo etc.


Para a Brigada Militar a existência da lei coibindo a prática já é o suficiente para a grande maioria, mas para os descumpridores, ou seja, àqueles que insistem em transgredir, não se importando com o bem-estar alheio, há o enquadramento legal e que vai doer no bolso dos que desrespeitarem a lei. Sempre houve manifestações de repúdio a prática de queima de “fogos barulhentos”, agora, com a nova lei, os cidadãos serão os principais agentes, para tanto, devem registrar a denúncia (vídeo e/ou foto) e indicar quem são os infratores (nome/endereço) através da abertura de processo na OUVIDORIA, que é o canal adequado para realizar a denúncia.


A dica é comemorar as conquistas do ano que termina e brindar o novo ano que inicia sem soltar os rojões, e para os que não abrem mão da pirotecnia, há os fogos visuais, aqueles que só iluminam e que estão liberados.


 

Publicado por:
Departamento de Comunicação
(imprensa@santarosa.rs.gov.br) - (55) 3511 - 5101
em 31/12/2019 às 10h 25min 03s

Imprimir Notícia
Número de leituras: 1.202

Endereço da página:

Notícias mais lidas nos últimos dias:





Ver Índice Geral de Notícias