11 de Dezembro de 2019
Produtores de Santa Rosa acessam crédito para ampliar produção de frutas e hortaliças

A formalização da assinatura de contratos do Fundo Municipal de Desenvolvimento Rural (Funderur), num valor total de R$ 106.500,00, permite que oito agricultores de Santa Rosa possam executar projetos de fruticultura e olericultura para ampliar a produção de alimentos, melhorar as condições de trabalho e a geração de renda. Estiveram presentes no ato de assinatura, na última sexta-feira (06/12), realizado no gabinete do prefeito Alcides Vicini, os agricultores beneficiados, o secretário de Desenvolvimento da Infraestrutura Rural, Valmiro Eisen, o superintendente geral de governança, Fernando Classmann, o diretor de Agropecuária, Aldir Mallmann e a equipe municipal da Emater/RS-Ascar.

Para o acesso aos recursos do Chamamento Público realizado pela Secretaria de Gestão e Fazenda e pela Secretaria de Desenvolvimento da Infraestrutura Rural, os agricultores realizaram o cadastramento junto à Prefeitura, com a apresentação do pré-projeto pretendido, elaborado com o apoio da Emater/RS-Ascar. Os beneficiários foram selecionados pelo Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural, de acordo com critérios estabelecidos em edital.

Os agricultores selecionados contaram com a Emater/RS-Ascar para a elaboração da versão final dos projetos produtivos e a Prefeitura liberou os recursos mediante a assinatura dos contratos de financiamento, sendo liberados R$ 15 mil para cada projeto de fruticultura e R$ 7,5 mil para a implementação dos projetos de olericultura. "Os recursos estão sendo aplicados na implantação de estufas para produção de morangos e tomates, infraestrutura para produção de maracujá, produção de frutas cítricas, sistemas de irrigação para hortaliças e frutíferas e produção de hortigranjeiros em geral", relata o extensionista rural do Escritório Municipal da Emater/RS-Ascar, Claudemir Ames.

Dos oito beneficiários, três são feirantes no Mercado Público Municipal. A produção será comercializada para supermercados locais, venda direta ao consumidor final e acesso a mercados institucionais como o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e o Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae).

Créditos: Assessoria de Imprensa da Emater/RS-Ascar - Regional de Santa Rosa

em 11/12/2019 às 13h 01min 19s