21 de Agosto de 2019
Prefeitura de Santa Rosa adquire novos equipamentos agrícolas

O Prefeito Alcides Vicini entregou na tarde de terça-feira, 20, três equipamentos agrícolas para a Secretaria de Desenvolvimento da Infraestrutura Rural. O ato aconteceu no pátio de máquinas da Secretaria, onde estiveram presentes, o Superintendente Geral de Governança, Fernando Classmann, o Secretário de Desenvolvimento da Infraestrutura Rural, Valmiro Eisen, o Secretário de Desenvolvimento da Infraestrutura Urbana, Alexandre Barbosa, o Vereador Timirinho, o Presidente do 33º Hortigranjeiros, Aldir Mallmann, o Chefe do escritório municipal da Emater/RS-Ascar, Celso Antônio Fanfa, o Presidente do Conselho Municipal de Agricultura, Silvio Wayer, o Técnico em Agropecuária da Cotrirosa, Cirio Beiersdorf e demais autoridades.

Os equipamentos compreendem um terraceador de arrasto e dois rolos faca de arrasto que serão utilizados pelos agricultores do Município.
A aquisição destes equipamentos pela Administração tem como objetivo, estimular os atuais produtores no Município, facilitando o trabalho no manejo de cobertura do solo, incentivar a prática de conservação do solo, diminuindo o uso de agrotóxicos e a retenção de água.
De acordo como o Secretário de Desenvolvimento Rural, Valmiro Eisen, com estes equipamentos, os produtores poderão cultivar em sistema de produções sustentáveis, baseados em conservação do solo, sendo que atualmente as erosões causam grandes danos a produção rural e danificações nas estradas. Agora com estes equipamentos se conseguirá manter a água nas lavouras até sua infiltração no solo, desta forma gerando benefício ao produtor e as estradas por onde a água escoaria.
O recurso é proveniente do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) no valor de R$ 100.000,00 mais contrapartida do Município.