11 de Junho de 2019
Arborização mais segura em Santa Rosa
O Governo Municipal, através da Secretaria de Desenvolvimento Sustentável, em parceria com a RGE, estão desenvolvendo o projeto Arborização + Segura em Santa Rosa.

O projeto visa promover mais segurança à população por meio do plantio de espécies arbóreas que convivem melhor com a rede elétrica e, por consequência, demandam menor quantidade de podas.

A RGE é responsável pela execução da análise técnica das árvores que estejam oferecendo risco à rede e que demandem supressão, atividade que será executada em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Sustentável.

Como compensação, caberá à concessionaria executar o plantio de espécies de árvores adequadas à arborização urbana para erradicar os riscos à comunidade e auxiliar na retirada daquelas que estão mais próximas da rede elétrica. A compensação sempre é feita em quantidade superior ao número de árvores suprimidas. Cada tipo de árvore em situação de risco é substituída ou compensada, de acordo com critérios previamente estabelecidos.

Ao todo são mil mudas de árvores, entre elas, Ipê roxo, Amarelo, e Branco que serão plantadas, sendo 780 na Avenida América, conforme projeto de arborização elaborado pela Secretaria de Desenvolvimento Sustentável e Coordenado pela Engenheira Florestal Ana Paula Jung. O restante das mudas serão plantas em outras ruas da cidade.

De acordo com a Engenheira Florestal, a definição de quantas mudas são plantadas ocorre sempre após o mapeamento de todas as árvores em situação de risco. Todos os critérios técnicos são seguidos para evitar possíveis e desnecessárias agressões às árvores.

www.santarosa.rs.gov.br - 2004-2019®