25 de Abril de 2019
Justiça Restaurativa na Educação

A Secretaria de Desenvolvimento Educacional dá mais um grande passo rumo a vivências de Paz nas Escolas da Rede Municipal de Ensino, formando uma turma de facilitadoras habilitadas para aplicar técnicas da Justiça restaurativa junto a toda a comunidade escolar.

A formação de 20 horas aconteceu nos dias 22, 23 e 24 de abril. A professora responsável pela capacitação foi Katiane Silveira. A turma foi composta por 25 pessoas, incluindo a Secretária Municipal de Desenvolvimento Educacional, Lires Zimmermann Führ e representantes das Escolas de Ensino Fundamental, com foco principal nas Orientadoras Educacionais, além de outros profissionais lotados nas EMEIs, EMEFs e na SDE.

Esta formação é mais uma ação para ampliar as práticas da realização de Círculos de Paz nas escolas Municipais, voltados para a formação de uma cultura de paz entre os alunos, professores e extensivos também para as famílias. Em situações de necessidade, poderá também ser realizados Círculos de Paz para resolução de conflitos, fazendo uso da criatividade e sensibilidade na escuta de todas as partes envolvidas, visando o reconhecimento e a reparação dos danos emocionais causados e uma solução que seja aceitável por todos restabelecendo a convivência saudável e a paz entre todos os envolvidos na situação.

Os Círculos de Paz são uma prática da Cultura indígena e os primeiros países a adotar esta metodologia foram o Canadá e a Nova Zelândia. No Brasil, a Justiça Restaurativa já vem sendo utilizada há mais de 10 anos.

No Município de Santa Rosa, duas profissionais lotadas na SDE participaram da formação da Justiça Restaurativa realizado pelo CEJUSC em 2018. A partir daí passaram a disseminar a metodologia dos Círculos de Paz para as Orientadoras Educacionais lotadas nas Escolas Municipais de Ensino Fundamental. Ainda em 2018 foram realizados vários círculos de paz, envolvendo professores, alunos, profissionais da Secretaria de Desenvolvimento Educacional e também EMEIs.

A Secretária de Desenvolvimento Educacional Lires Zimmermann Führ fala sobre a importância da existência de uma cultura de paz nas escolas. Neste sentido explica que foi criada a Lei Municipal 5.467/2018, de 04 de outubro de 2018, que dispõe sobre o Programa Municipal de Práticas Restaurativas denominado “Santa Rosa pela Paz”. Com a Lei em vigor e um grande número de profissionais devidamente capacitadas e atuantes, certamente será perceptível a consolidação cada vez maior da  cultura de paz nas instituições  de ensino e, consequentemente, em toda a nossa comunidade Santarosense.