20 de Março de 2019
Escolas piloto do Conecta Educação recebem visita do SEBRAE

No dia 11 de março de 2019, as escolas municipais de Santa Rosa, Marquês do Herval e Paul Harris receberam a visita dos profissionais do SEBRAE, Claudiomiro Reis, Gestor de Políticas Públicas (regional); Cássio Eduardo Fridriczewski, técnico de Atendimento (regional) e Roselanie Moraes, Gestora de Políticas Públicas, lotada em POA.

Também estiveram acompanhando a visita o Presidente da Agência de Desenvolvimento Marcos Scherer, a Google Inovator Maidi Dalri, a Gerente Pedagógica do Ensino Fundamental Loiva Gewehr, a Supervisora Pedagógica da SDE Cleonir Mittelstadt e o professor Rodrigo Soder, representante do IFFAR.

O objetivo da visita foi conhecer a forma inovadora e diferenciada que as duas escolas estão utilizando para ministrar algumas aulas, por meio do uso da tecnologia digital. Na oportunidade, os visitantes puderam verificar o entusiasmo e o envolvimento dos alunos com o estudo das atividades do currículo escolar, desenvolvidas de forma colaborativa, em sala de aula ou outros espaços da escola.

Os professores, comprometidos com a educação, estão percebendo que a tecnologia configura-se como um importante meio de compartilhar com os alunos os conteúdos trabalhados na escola e complementar esta aprendizagem com informações atualizadas e diversificadas, obtidas em tempo real, através do acesso à internet, além disso possibilitar o esclarecimento de dúvidas no instante em que estas surgem.

O grande desafio é ensinar e aprender colaborativamente. O professor não mais precisa ser o detentor único de todo o conhecimento. Há uma mudança significativa no processo de ensino e de aprendizagem, de forma que o professor assume o papel efetivo de mediador do conhecimento. A partir dessa nova perspectiva este professor pode assumir não saber de tudo, pois tem a possibilidade de buscar o esclarecimento e novas informações juntamente com os seus alunos.

Esta mudança de postura configura-se como uma mudança de paradigma na educação já que o professor não trabalha de forma isolada, ao contrário, o ensinar e aprender perpassa pela colaboração de todos os envolvidos e como consequência os vínculos afetivos entre professor e aluno são fortalecidos.

A EMEF Marquês do Herval e a EMEF Paul Harris foram as escolas piloto da rede municipal de ensino no Projeto Conecta Educação, no ano de 2018. Sendo assim todos os professores destas escolas tiveram a oportunidade de participar de 16 horas de formação presencial, realizada diretamente em cada escola.

As duas escolas envolvidas impressionaram os visitantes, pois os alunos demonstraram um bom nível de aprendizagem tendo como um dos recursos a utilização da tecnologia e o acesso à Plataforma do Google For Education, bem como a outros sites e aplicativos voltados a área da educação.

Conforme explicou Maidi Dalri, responsável pela formação dos professores, a tecnologia digital configura-se como uma importante possibilidade do fazer diferente, dentro do modelo tradicional de “dar” aulas.

A Secretária de Desenvolvimento Educacional Lires Zimmermann Führ salienta que as formações do Conecta Educação já vem sendo realizadas na Rede Municipal de Ensino desde 2017, para representantes de cada uma das EMEFs e em 2019 as formações terão um formato diferenciado, sendo direcionada aos professores de cada área do conhecimento, além de grupos de Gestão e outro de Mentores, direcionado para os professores da Rede que já vem participando das formações nos anos anteriores e encontram-se num estágio mais avançado de conhecimento das tecnologias digitais.

Lires também agradeceu às diretoras Edna S. Petri, da EMEF Marquês do Herval e Neisa S. Bess, da EMEF Paul Harris, pela receptividade aos visitantes e parabenizou pelo trabalho realizado pelas duas escolas junto aos alunos e a toda a comunidade escolar.